Google Glass: os detalhes


O Google Glass é já uma realidade para muitas pessoas e sê-lo-á para todo o Mundo no final deste ano. Os detalhes sobre os curiosos óculos da Google que prometem mudar a forma como vemos o Mundo e interagimos com ele começam a ser conhecidos.

Os primeiros óculos já começaram a ser enviados para os programadores de aplicações e para os Glass Explorers. A Google revelou, entretanto, as especificações técnicas dos seus óculos.

O ecrã tem uma resolução de 640×360 pixels, equivalente a um ecrã de televisão de alta definição de 25 polegadas, quando visto a cerca de dois metros e meio de distância. A câmara fotografa a 5 megapixels e filma a 720p. A bateria promete não ser um problema: diz a Google que dura “um dia inteiro de utilização normal”, apesar de algumas funcionalidade como os Hangouts e a gravação de vídeo exija mais dela. O Google Glass suporta Wi-Fi 802.11b/g e é compatível com qualquer smartphone com Bluetooth. A memória é flash e no total são 16 GB, 12 GB dos quais usáveis e sincronizados com “Google cloud storage” (Google Drive, presumivelmente). O carregamento dos óculos, que se ajustam a qualquer cara, é feito por Micro USB.

Um dos aspectos mais interessantes sobre estes óculos é que quem os usa não precisa de auscultadores para ouvir aquilo que eles dizem. A interacção entre Google Glass e utilizador, e vice-versa, é feita mayoritariamente por voz. Nós falamos com os óculos e os óculos “falam” connosco. O “wow” está no facto de som do Google Glass é audível através de ondas de som difundidas pelos ossos da cara, que chegam, por sua vez, ao ouvido interno.

Comandos de voz

A comunicação com o Google Glass é feita por voz, através de alguns comandos pré-programados reconhecíveis pelo aparelho.

glass_home

glass_okglass

A conversa começa com “ok glass” (as palavras mágicas) e continua com um pedido, que pode ser pesquisar no Google, tirar uma fotografia ou gravar um vídeo, obter direcções, enviar uma mensagem, fazer uma chamada ou iniciar um Hangout.

Concretamente, se dissermos “ok glass, take a picture”, os óculos tirarão uma fotografia. Ao comando “ok glass, call George”, eles iniciarão uma chamada através do telemóvel.

Accordion Title

[acc title=”Fotografia e Vídeo (ok glass, tira uma fotografia…,ok glass, grava um vídeo…)”]Fotografar e gravar vídeos da perspectiva visual do utilizador, em mãos. Basta dizer “OK, Glass, take a picture” ou “Ok, Glass, record a video”. Caso não queiramos usar a voz, podemos sempre pressionar o botão da câmera. As fotografias tiradas e os vídeos gravadas são automaticamente carregados para o Google+ através do Instant Upload, permanecendo num álbum em privado, e podem ser partilhados com os amigos através do Google+.[/acc][acc title=”Direcções (ok glass, dá-me direcções para…)”]Obter direcções para qualquer destino de carro, a pé, de transportes públicos ou de bicicleta, e navegar com indicações turn-by-turn. Queremos tomar um café? É só dizer ao Glass “Ok glass, dá-me direcções para o café mais próximo”. Queremos ir a São Francisco? Dizemos “ok glass, dá-me direcções para San Francisco, California”.[/acc][acc title=”Mensagens (ok glass, envia uma mensagem para…)”]Enviar mensagens aos contactos, seja por SMS ou por e-mail. Dizemos o nome do destinatário e o conteúdo da mensagem. Assim que pararmos de falar, a mensagem começa a ser enviada, podendo o envio ser cancelado nos primeiros segundos. O Google Glass também recebe SMS e e-mails, e responde a estes.[/acc][acc title=”Chamadas (ok glass, liga para…)”]Ligar para um contacto. Se dissermos “ok glass, liga para Tiffany Chen”, ele iniciará uma chamada com a Tiffany.[/acc][acc title=”Google+ Hangouts (ok glass, hangout com…)”]Realizar um Google+ Hangout com um contacto ou com até 10 contactos em simultâneo (os Google+ Hangouts permitem estar à conversa com até 10 pessoas em simultâneo numa mesma videochamada).[/acc]

 

Google Now e Google Search

O Google Now fornece a informação certa no tempo certo, tendo em conta o tempo e o espaço (isto é, que horas são e onde estamos). O Google Now está integrado no Glass dando informação útil on-the-go e no momento, sem termos de tirar do bolso o nosso smartphone.

glass_gnow1

glass_gnow2

glass_gnow3

“Ok glass, google…” são as palavras mágias para realizar uma pesquisa no Google para encontrar respostas rápidas a perguntas (“que horas são na Singapura?”), obter factos úteis (“quem escreveu Peter Pan?”), fazer traduções (“como se diz “olá” em Japonês?”), realizar cálculos (“quando é 15% de 33 euros?”), encontrar locais numa certa cidade (“restaurantes em São Francisco”), ou descobrir fotografias de algo (“imagens de cão”). Os resultados são entregues em cartões.

glass_gsearch1

glass_gsearch2

glass_gsearch4

glass_gsearch5

glass_gsearch6

Head Wake-Up e On-Head Detection

Findo um determinado período de inactividade, o ecrã do Google Glass desliga-se automaticamente. Para o reactivar, basta movimentar a cabeça para cima. É o chamado Head Wake-Up. Consegue-se definir o ângulo mínimo de inclinação da cabeça necessário para reactivar o ecrã.

glass_headwakeup

O Google Glass também consegue reconhecer se está posto ou não na cara do seu utilizador. A funcionalidade chama-se On-Head Detection e, uma vez activada, desliga o Google Glass estando, ele mantém-se activo.