Se achas importante o que fazemos, contribui aqui.
O Google Glass é já uma realidade para muitas pessoas e sê-lo-á para todo o Mundo no final deste ano. Os detalhes sobre os curiosos óculos da Google que prometem mudar a forma como vemos o Mundo e interagimos com ele começam a ser conhecidos.
Os primeiros óculos já começaram a ser enviados para os programadores de aplicações e para os Glass Explorers. A Google revelou, entretanto, as especificações técnicas dos seus óculos.
O ecrã tem uma resolução de 640×360 pixels, equivalente a um ecrã de televisão de alta definição de 25 polegadas, quando visto a cerca de dois metros e meio de distância. A câmara fotografa a 5 megapixels e filma a 720p. A bateria promete não ser um problema: diz a Google que dura “um dia inteiro de utilização normal”, apesar de algumas funcionalidade como os Hangouts e a gravação de vídeo exija mais dela. O Google Glass suporta Wi-Fi 802.11b/g e é compatível com qualquer smartphone com Bluetooth. A memória é flash e no total são 16 GB, 12 GB dos quais usáveis e sincronizados com “Google cloud storage” (Google Drive, presumivelmente). O carregamento dos óculos, que se ajustam a qualquer cara, é feito por Micro USB.
Um dos aspectos mais interessantes sobre estes óculos é que quem os usa não precisa de auscultadores para ouvir aquilo que eles dizem. A interacção entre Google Glass e utilizador, e vice-versa, é feita mayoritariamente por voz. Nós falamos com os óculos e os óculos “falam” connosco. O “wow” está no facto de som do Google Glass é audível através de ondas de som difundidas pelos ossos da cara, que chegam, por sua vez, ao ouvido interno.
Comandos de voz
A comunicação com o Google Glass é feita por voz, através de alguns comandos pré-programados reconhecíveis pelo aparelho.
A conversa começa com “ok glass” (as palavras mágicas) e continua com um pedido, que pode ser pesquisar no Google, tirar uma fotografia ou gravar um vídeo, obter direcções, enviar uma mensagem, fazer uma chamada ou iniciar um Hangout.
Concretamente, se dissermos “ok glass, take a picture”, os óculos tirarão uma fotografia. Ao comando “ok glass, call George”, eles iniciarão uma chamada através do telemóvel.
Accordion Title
Google Now e Google Search
O Google Now fornece a informação certa no tempo certo, tendo em conta o tempo e o espaço (isto é, que horas são e onde estamos). O Google Now está integrado no Glass dando informação útil on-the-go e no momento, sem termos de tirar do bolso o nosso smartphone.
“Ok glass, google…” são as palavras mágias para realizar uma pesquisa no Google para encontrar respostas rápidas a perguntas (“que horas são na Singapura?”), obter factos úteis (“quem escreveu Peter Pan?”), fazer traduções (“como se diz “olá” em Japonês?”), realizar cálculos (“quando é 15% de 33 euros?”), encontrar locais numa certa cidade (“restaurantes em São Francisco”), ou descobrir fotografias de algo (“imagens de cão”). Os resultados são entregues em cartões.
Head Wake-Up e On-Head Detection
Findo um determinado período de inactividade, o ecrã do Google Glass desliga-se automaticamente. Para o reactivar, basta movimentar a cabeça para cima. É o chamado Head Wake-Up. Consegue-se definir o ângulo mínimo de inclinação da cabeça necessário para reactivar o ecrã.
O Google Glass também consegue reconhecer se está posto ou não na cara do seu utilizador. A funcionalidade chama-se On-Head Detection e, uma vez activada, desliga o Google Glass estando, ele mantém-se activo.