Ibis lança app que desenha o nosso sono


E se o nosso iPhone desenhasse aquilo que fazemos na cama enquanto dormimos? É isso mesmo que propõe a app Sleep Art, criada pela cadeia hoteleira low-cost Ibis e que está disponível gratuitamente na App Store. O Hype decidiu experimentá-la.

Depois de feito o download gratuito, ligamos o iPhone à corrente, definimos a hora do alarme e dormimos, com o iPhone posicionado em cima do colchã. A app mantém-se activa durante toda a noite. À hora marcada, o despertador toca e o desenho produzido durante a noite está pronto.

O desenho fica guardado no iPhone, podendo ser partilhado com os amigos no Facebook ou enviado a alguém por e-mail. Podemos ainda rever o progresso do desenho, minuto a minuto, no ecrã do telemóvel. No fundo, a app monitoriza os nossos movimentos no colchão e a nossa respiração, traduzindo-os em linhas coloridas que juntas são a arte do nosso sono.

sleepart_app_1 sleepart_app_2

sleepart_app_3 sleepart_app_4

Nós fizemos o teste. Durante uma noite, usámos a app e este foi o resultado obtido:

sleepart_teste

O projecto Sleep Art

A Ibis instalou nos seus hoteis em Paris, Berlim e Londres uma cama com 80 sensores conectada a um robot. Quem nessa cama se dormisse tinha a sua noite transformada literalmente numa obra de arte. O robot captava a temperatura, os movimentos do corpo (pressão) e os sons, registando tudo isso, em tempo real, num quadro. No fundo, o robot fazia aquilo que a app para iPhone agora faz (provavelmente não com a mesma precisão e realismo).

O robot e a respectiva cama estiveram presentes durante 15 dias em cada um dos três hoteis e só alguns tiveram a oportunidade de os experimentar.

O Sleep Art foi um desafio tecnológico, pioneiro na indústria hoteleira. Surgiu em Outubro de 2012, na sequência da modernização dos hotéis Ibis, focada na promessa de uma noite de sono feliz.

Numa altura em que o número de utilizadores de redes sociais aumenta um pouco por todo o mundo, a marca acredita que estas são as plataformas ideais para poder reforçar a ligação emocional com os seus clientes. O projecto, que implicou um investimento de 150 milhões de euros em todo o Mundo, deu origem até agora a mais de 100 mil downloads da app, e, apesar de não poder para já quantificar com precisão o retorno desta aposta, a Ibis espera, desta forma, conseguir atrair novos clientes num momento particularmente desafiante para a hotelaria.