Instagram já permite identificar @utilizadores nas fotografias


Fotografias são memórias de pessoas, de locais e de momentos com significado para nós. Até aqui só podíamos adicionar legendas, hashtags e locais às fotografias do Instagram. Agora já é possível identificar nelas pessoas, marcas e coisas. A nova funcionalidade chama-se Photos Of You.

Uma das grandes invenções do Facebook foi, sem dúvida, a identificação de pessoas em fotografias, que tornou simples para qualquer um encontrar fotografias dos seus amigos, independentemente de quem as publicou (basta ir às suas Timelines). E é essa invenção que agora chega ao Instagram, com algumas particularidades.

O Photos Of You é uma nova forma de partilhar e de descobrir histórias no Instagram. Agora, quando publicamos uma foto no Instagram, é possível identificar as pessoas que nela aparecem, ao mesmo tempo que damos a essa foto uma legenda e um local e lhe adicionamos hashtags. Quando navegamos no feed do Instagram, se clicarmos uma vez sobre uma foto, as tags das pessoas aparecem. Um pequeno ícone no canto inferior esquerdo da foto indica se há ou não pessoas identificadas nessa mesma foto.

Os perfis do Instagram ganham ainda uma nova secção. Chama-se Photos Of You, claro, e vem juntar-se ao Photos Map, um mapa com todas as nossas fotografias organizadas por locais. Com o Photos Map, o Instagram tornou os locais indexáveis; o Photos Of You, as pessoas passam a ser também indexáveis. No Photos Of You do nosso perfil, estão as fotos nas quais fomos identificados, sejam elas publicadas por nós ou por outras pessoas.

instagram_poy_1 instagram_poy_2

Quando alguém identifica uma pessoa numa foto, essa pessoa recebe uma notificação. É possível rever a foto antes de esta aparecer no Photos Of You do nosso perfil. Podemos também definir a aprovação automática das fotos nas quais somos identificados, fazendo com que estas apareçam no nosso perfil sem que nada tenhamos de fazer.

Note-se que apenas eu posso identificar pessoas nas minhas fotografias, isto é, tenho total controlo sob as fotografias que publico. Além disso, identificar um utilizador numa foto não gera nenhuma história no feed do Instagram. Neste, nada aparece (não é criada a história do tipo “X foi identificado na foto de Y”, como no Facebook).

Até aqui, as fotos no Instagram respondiam apenas a duas perguntas: O quê? (a legenda da foto e as hashtags) e Onde? (o local, organizado no Photo Map). Agora, com o Photos Of You, elas já respondem à pergunta Quem?.

Como não era possível identificar pessoas em fotos no Instagram, os utilizadores mencionavam as pessoas em questão na legenda da mesma através dos respectivos @usernames.

Com o Photos Of You, descobrir conteúdo interessante no Instagram passou mais fácil. Se quero ver fotografias tiradas na Torre de Belém, por exemplo, basta pesquisar por esse local. Se quero ver fotografias de um amigo meu, só tenho de ir ao perfil dele e clicar em Photos Of You.

Photos Of Brands

O Instagram é muito mais que pessoas e, por isso, o Photos Of You funciona igualmente com marcas (até porque no Instagram não existe distinção entre perfis pessoais e páginas de marcas; são todos perfis, associadados a um determinado @username). Podemos indentificar nas nossas fotografias do Instagram os nossos melhores amigos, a pizzaria da esquina da nossa rua ou a nossa banda preferida.

E aqui abre-se um novo mundo de possibilidades paras as marcas. Imagine-se o perfil de uma banda com fotos tiradas pelos seus fãs nos concertos, ou o perfil de uma marca de roupa com fotos das peças compradas pelos seus consumidores, ou até o perfil do nosso clube desportivo com os momentos vividos pelos adeptos.

As marcas podem lançar desafios aos seus fãs através do Photos Of You e não das hashtags. A vantagem: no Photos Of You é possível filtrar as fotos que aparecem, eliminando o spam.

Com mais de 100 milhões de utilizadores, 40 mil milhões de fotos carregadas por dia, 8500 likes por segundo e 1000 comentários por segundo, o Instagram é já uma presença obrigatória para muitas marcas e o Photos Of You parece ser mais um bom motivo para estas apostarem nesta plataforma.