Chromecast: streaming do pequeno para o grande ecrã de filmes, séries, música e mais


Esta pequena coisa chama-se Chromecast e custa apenas 35 dólares. Liga-se a uma TV através da entrada HDMI, permitindo levar a música do Google Play Music, os filmes e séries do Netflix, os vídeos do YouTube e a restante web de um smartphone, tablet ou computador para o grande ecrã.

O Chromecast permite levar a música, os filmes, as séries e toda a restante web para a o grande ecrã, de forma muito fácil. Só é preciso ligar o pequeno aparelho à TV na entrada HDMI desta e fazer o streaming de conteúdo a partir de qualquer smartphone, tablet ou computador. No fundo, o Chromecast transforma qualquer HDTV numa Smart TV, controlada por um desses aparelhos, com cuja interface já estamos familiralizados.

Para já, o Chromecast funciona com os filmes e as séries do Netflix e do Google Play Movies & TV, com os vídeos do YouTube, com as músicas do Google Play Music e com a web do Chrome. O Chromecast é independente da plataforma, funcionando com smartphones e tablets Android ou iOS, com computadores OS X ou Windows que tenham o Chrome instalado e com os Chromebooks.

Já estou a imaginar as vendas deste pequeno aparelho, que custa apenas 35 dólares. Pois, está tudo dito: é barato, funciona com todas as plataformas, e permite levar os filmes, as séries, as músicas, a web e a porn… para o grande ecrã.

O Chromecast não faz algo que a Apple não faça já com a sua Apple TV e a tecnologia AirPlay. No entanto, a Apple TV é mais cara e mais complexa (tem mais características), enquanto que o Chromecast prima pela simplicidade. Além do mais, o AirPlay funciona unicamente com aparelhos iOS (iPhone e iPad) e OS X (Mac).