25 anos de Just Do It


“Se consegues correr uma milha, consegues fazer uma corrida, correr uma maratona, ultrapassar uma estrela de cinema” é o ponto de partida da nova campanha da Nike, “Possibilities”, que celebra os 25 anos de Just Do It. A marca desafia-nos a vencer os nossos limites e a alcançar novas metas.

Foi na Wieden+Kennedy que há 25 anos nasceu uma assinatura com um força que muito poucas outras têm. Just Do It teve voz e expressão por Wieden, um dos fundadores da conceituada agência publicitária, que se inspirou nas últimas palavras do assassino Gary Gilmore, “Lets Do It”.

O mantra da Nike é, hoje em dia, mais do que uma assinatura. Just Do It é a voz de uma geração que representa garra, força, dedicação e superação, tornando-se num hino omnipresente e intemporal em que as possibilidades são infinitas.

Nesta campanha, idealizada também pela  Wieden+Kennedy, a Nike quer mostrar ao desportista do quotidiano que qualquer pessoa é um atleta. O filme de TV junta celebridades desportivas (e não só!), como LeBron James, Serena Williams e Pique, à pessoa comum, dando ênfase no verdadeiro valor de Just Do it. Com situações quotidianas, a  Nike coloca desportistas não atletas a competir e até mesmo a superar atletas de renome internacional mostrando, desta forma, que todos são atletas.

Sob frases como  “Se consegues jogar ténis, porque não vencer o treinador? Porque não vencer Serena Williams?”, “Possibilities” provoca o mais comum dos desportistas a fazer mais, e melhor. Tenistas a vencer Serena Williams, basquetebolistas a enfrentar LeBron James, joggers a correr maratonas são algumas das possibilidades que nos são apresentadas em 1:30 de filme.

“Possibilities”, mais do que uma campanha comemorativa, é um verdadeiro incentivo à superação! Encoraja os espectadores a testar e ultrapassar todas as barreiras, dando voz a todos os valores da marca e reforçando a assinatura que, nos dias de hoje, tornou-se já um ícone. Depois disto só resta perguntar: vai uma partida?