Hamster conduz camião de 15 toneladas da Volvo


Consegue um hamster conduzir um camião de 15 toneladas? A resposta é sim. A experiência foi feita com sucesso pela Volvo no norte de Espanha, mais concretamente em Los Tres Cunados. Objectivo? Mostrar o quão fácil é manobrar a direcçāo do novo camião Volvo FMX.

O Volvo FMX tem uma nova direcção eletro hidráulica, intitulada Volvo Dynamic Steering, que permite ao motorista rodar o volante quase sem esforço. É nas situações de baixas velocidades que as viragens frequentes com cargas pesadas podem ser realmente difíceis, sendo os motoristas obrigados a inclinarem-se para a frente de forma a terem mais força na parte superior do corpo. Com o Volvo Dynamic Steering, é possível manobrar um camião completamente carregado com um só dedo. E aplicando a força exacta a cada instante, a roda vira sempre da mesma forma – independentemente das perturbações na estrada. Isso torna a direcção mais previsível.

Para provar que a teoria não é só teoria, e que funciona mesmo, a Volvo fez o teste em Espanha, colocando um hamster de 170 g a rodar o volante de um camião de 15 toneladas. Para tal, colocou uma roda de roedor no volante e com a ajuda de uma cenoura faz o hamster rodar essa roda. O resultado: o camião a subir uma estrada sinuosa.

O hamster tem nome, chama-se Charlie. Foi treinado durante algumas semanas para que esta acção funcionasse. “Foi um grande desafio. O motorista tinha de segurar a cenoura na forma correcta para guiar o hamster. Se segurasse demasiado alto ou demasiado baixo, o Charlie perderia o interesse”, explicou o treinador Grace Dickinson.

Tentativa de matar o cliente por parte da agência?

Claes Nilsson, director da Volvo Trucks, testou o Volvo FMX.