Dog lovers loving cars


A Volkswagen quer que os seus carros sejam os melhores amigos do Homem, e é por isso que na nova campanha publicitária da marca no Reino Unido o protagonista é o Cão.

A campanha estreou no Reino Unido durante o intervalo do X Factor UK de 19 de Outubro e tem como assinatura “There’s a Volkswagen for all of us”. Em volkswagen.co.uk/dogs podemos visitar o catálogo onde todos os seus modelos de automóveis são comparados a 36 cães de 27 raças distintas. A ideia é que cada cão representasse a “personalidade” e as características distintas de cada modelo e apelar aos dog lovers que se manifestassem sobre o assunto nas redes sociais.

Essa importância dada aos canais sociais e digitais tem sido um dos aspectos mais louvados na campanha. A Volkswagen criou a hashtag #woofwagen no Facebook e no Twitter. A resposta tem sido bastante positiva, principalmente neste último.

A marca postou também vários vídeos na sua página do YouTube que visam complementar o anúncio principal que já corre nas televisões britânicas desde o fim-de-semana de 19 de Outubro.

No catálogo que nos recebe ao visitar o site da marca vêm-se fotografias de vários cães com os nomes e preços dos carros e, ao clicar no cão, aparece-nos uma descrição detalhada do modelo em questão. Sem nunca descurar a veia humorística da campanha, é possível ler-se no fundo da página: “The dogs shown in this website are not for sale. They all have happy homes. No dogs were harmed during filming and all our dogs were cared for by their owners and a vet.”

woofwagen_site

A presença online da marca continua no Tumblr, onde se podem ver fotografias dos vários cães nos respectivos carros.

No geral, a campanha traz à tona o debate actual sobre o papel das redes sociais na publicidade. São várias as campanhas televisivas que hoje são pensadas e desenhadas para despertar o buzz e a partilha social e esta é mais um desses casos. A resposta parece estar em conhecer a comunidade para quem se comunica. Compreender que tipo de conteúdo motiva a resposta, envolvência e partilha – por mais simples que possa parecer – faz parte do processo de negócio. E se esse conteúdo incluir cachorros bebés, o sucesso é garantido.

A campanha foi uma criação da Adam&Eve DDB e está prevista a sua expansão para todas as redes sociais mais populares.