O Twitter antes de ser Twitter


O Twitter nem sempre foi Twitter. De acordo com o livro Hatching Twitter, do colunista do News York Times Nick Bilton, foram várias as ideias para nomear o serviço de microblogging: desde Twitch a Friendstalker, passando por Smssy e por Twttr.

Nick Bilton teve acesso a uma série de e-mails internos nos primeiros dias da empresa que hoje já está cotada em bolsa. Para além dos nomes, Bilton ficou a conhecer os primeiros logotipos – criados, a maioria, pelo co-fundador do Twitter Biz Stone. Numa das experiências, Stone acrescentou a assinatura “An Odeo Thingy”. Uma outra experiência foi descrita pelo próprio num dos e-mails como tendo um “retro atari vibe”.

Apesar de Stone ter experimentado as mais variadas  cores, formas e tamanhos para o logo do futuro Twitter, foi na verdade Noah Glass, o outro fundador, que criou a primeira cara da rede social – pelo menos, por algum tempo. O logo de Glass não é muito bonito, sem dúvida. Parece uma mancha de cor verde. E utiliza o nome Twttr, e não Twitter.

logo_twittr

Num e-mail de Junho de 2006, Noah Glass explicava a sua criação: “This logo is engaging and visceral. It feels like something. It compels the viewer to feel.” E acrescentou: “The current iteration of our product is about feeling. Not about us feeling, but about our users feeling. I believe that this logo does exactly what we want it to do.” Glass disse ainda que o logotipo que criara inspirava a “juventude, porque o antigo é aborrecido… e não há nada pior que o aborrecimento.”

Não tardou muito a que a mancha verde de Noah Glass fosse redesenhada para a versão actual, disponível no website ao longo de todos este anos. Linda Gavin, a designer por detrás do novo logo, revelou numa entrevista em 2012 que na altura as pessoas não estavam muito entusiasmadas com a nova cara do serviço: “Shocked Twitter users complained about the redesign at first. They thought it looked like a Japanese chatroom for teenagers, with that baby blue and bubblegum logo. And it kind of did, but Noah loved it.”

logo_twitter