Imagem Ultra HD 3D e som Dolby Atmos? No @Cinema do Saldanha, por 4 euros


 
O Shifter precisa de dinheiro para sobreviver.
Se achas importante o que fazemos, contribui aqui.

Lisboa tem um novo cinema. O @Cinema fica no Saldanha Residence e oferece imagem Ultra HD 3D e som Dolby Atmos por apenas 4 euros. Uma experiência premium low-cost, que abre as portas ao público já esta quinta com a estreia do filme O Hobbit: A Desolação de Smaug.

O @Cinema é um novo espaço de culto da sétima arte que promete revolucionar a experiência dos cinéfilos. “Você nunca viu nada assim” é como se apresenta este complexo composto por duas salas. Uma delas, a Sala Vodafone, é a primeira sala em Portugal e a 84ª na Europa a ter o sistema Dolby Atmos, uma espécie de 3D para som, que introduz “a quarta dimensão” ao visionamento dos filmes.

Se o 3D tirou a imagem do ecrã, colocando o espectador dentro do filme, o Dolby Atmos proporciona uma experiência ainda mais imersiva. A Sala Vodafone tem mais de 30 colunas, espalhadas pelas paredes e pelo tecto, permitindo fazer-nos sentir o cinema. É possível, por exemplo, colocar alguém a cantar à nossa volta ou fazer chover dentro da sala.

Esta mesma sala – à qual a Vodafone se associou como naming sponsor – oferece, para além de som Dolby Atmos, uma imagem 4K (isto é, Ultra HD) e 3D em HRF (High Frame Rate). Tem capacidade para 202 pessoas.

A outra sala é a Sala 1, permite sentar 153 pessoas e destina-se à exibição de filmes 2D. Está equipada também com um projector 4K HFR; o som é Dolby Surround 7.1, que proporciona um melhor impacto e envolvimento do espectador na acção que o anterior sistema 5.1. Está previsto, no futuro, esta sala ser equipada igualmente com Dolby Atmos.

A promessa do @Cinema é esta: uma experiência diferente de sentir cinema, no centro da cidade de Lisboa, por um preço muito acessível (um bilhete de cinema para um filme 3D em Portugal custa 6 ou mais euros em outras salas, podendo chegar mesmo aos 10 euros em alguns casos).

O @Cinema foca-se nos blockbusters e promete um preço único de 4 euros para todos os dias da semana, independentemente de ser uma sessão 2D ou 3D, com ou sem Dolby Atmos. “A qualidade de exibição do @Cinema é única no país e, aliada ao melhor preço, será talvez a maior arma contra a pirataria e um grande estímulo ao regresso do grande público aos cinemas”, explica Francisco Serranito, CEO da GreatCinema, a empresa responsável pela exploração do espaço.

O @Cinema tem uma única e pequena bilheteira no bar. A venda dos ingressos é feita através de tablets por colaboradores espalhados pelo espaço e também pelo Saldanha Residence. O pagamento é feito junto desses colaboradores e o bilhete é impresso no momento também. Contudo, está em desenvolvimento um mecanismo mais evoluído, que não recorra ao papel e que permita ao espectador transportar no bolso (entenda-se smartphone) o bilhete em formato digital, fazendo ele mesmo também a sua compra.

A criação do projeto envolveu um investimento inicial de cerca de meio milhão de euros, sendo que cerca de 70 por cento deste valor foi destinado às salas de cinema, com foco nos trabalhos de reforço da insonorizarão e aquisição dos melhores equipamentos de exibição de cinema a nível mundial. A GreatCinema espera posteriormente expandir a tecnologia 4K e Dolby Atmos para novos locais em Lisboa e outras cidades do país.

Ante-estreia Hobbit

O novo cinema da capital que abre ao público no dia 12 de dezembro com a estreia do filme O Hobbit: A Desolação de Smaug, a longa-metragem baseada na obra literária O Hobbit, da autoria de J.R.R. Tolkien, e que se anuncia o grande êxito mundial da temporada.

atcinema_saldanha_ohobbit

O @Cinema será o único cinema do país a exibir o filme tal como o realizador Peter Jackson o idealizou, já que as suas duas salas estão equipadas com projetores 4K HFR de última geração e permitem assistir a sessões em 2D com som Dolby® 7.1 ou ainda optar pela experiência sensorial plena em 3D, graças ao inovador sistema de som Dolby® Atmos, disponível pela primeira vez em Portugal na Sala Vodafone.

A antestreia do filme está agendada para o dia 11 de dezembro, integrada no programa da inauguração oficial do @Cinema que, a partir das 20h00, abre portas a uma noite de festa reservada à imprensa, parceiros e convidados.

Se não conseguirmos aumentar o número de patronos, a 2ª edição da revista será a última, e o Shifter como o conheces terminará no final de Dezembro. O teu apoio é fundamental!