Já há autocarros 100% eléctricos nas ruas de Londres


As ruas londrinas estão aos poucos a ficar mais verdes. Aos cerca de 600 autocarros híbridos em circulação pela capital inglesa (a maior frota de autocarros híbridos da Europa) juntam-se-lhe agora dois autocarros 100% elétricos.

Estes novos autocarros foram experimentados em diversas cidades europeias como Paris, Amesterdão e Budapeste e os testes demonstraram que para fazerem uma ronda de 250Km apenas necessitam de 4-5 horas de carga, o suficiente para um dia inteiro de viagens sem necessidade de recarregar.

Por agora estes dois autocarros só fazem a rota das estações de Waterloo, Victoria e London Bridge por serem mais curtas e por isso ideais para pôr esta tecnologia em prática.

“Se estes [autocarros] forem bem sucedidos planeamos introduzir mais nos próximos anos para funcionarem juntamente com os autocarros híbridos e a hidrogénio que já conseguiram lidar com a poluição do ar e com as emissões de dióxido de carbono por toda a capital”, explica Matthew Pencharz, consultor senior para o ambiente e energia da capital britânica.

A Transport for London aponta para uma poupança de 75% nos custos de funcionamento em comparação com um autocarro similar a diesel, tanto que serão introduzidos mais 6 autocarros 100% elétricos já no início de 2014. Prevê-se então que até 2016 estejam mais de 1700 autocarros híbridos em circulação em Londres, 20% da frota total.

Está também a ser testado em Londres autocarros que funcionam com óleo de culinária usado.

A nível global, veículos híbridos, 100% elétricos e a hidrogénio ainda são raros, mas é esperado que o seu uso cresça rapidamente nas próximas décadas.