Spotify é agora gratuito no mobile


Usar o Spotify no mobile já não custa 7 euros por mês. A partir de hoje, o catálogo de mais de 18 milhões de músicas – incluindo as dos britânicos Led Zeppelin, que se estreiam no serviço – estão acessíveis de forma gratuita em smartphones e tablets.

Em 2013, os utilizadores do Spotify ouviram mais de 4,5 mil milhões de horas de música. Até aqui o serviço era gratuito apenas no desktop (ainda que com limites e alguma publicidade), sendo necessário pagar 6,99 euros/mês para ter o serviço nos smartphones e tablets.

Mas porque é no mobile que as pessoas estão, agora já é possível ouvir música gratuitamente em qualquer tablet, seja ele iOS ou Android. Com anúncios, claro. Tal como no desktop.

Nos smartphones, existem mais limites: a música é gratuita mas só em modo Shuflle. O Shuffle é um novo modo que permite ouvir qualquer artista ou álbum de forma aleatória. Por exemplo, clicamos em Shuffle numa música dos Arctic Monkeys, e ele deixa-nos ouvir toda a discografia. Por outro lado, as nossas playlists e as das pessoas que seguimos ficam disponíveis de forma livre e gratuita nos smartphones.

O Spotify agora é assim em computadores e tablets: gratuito e ilimitado, mas com anúncios. Escondido no grande anúncio de ontem, ficou um anúncio mais pequeno, mas igualmente importante: o fim da restrição das 10 horas gratuitas de música por mês.

O Spotify limitava o acesso gratuito à música em alguns mercados europeus, como Portugal. Os primeiros 6 meses eram de borla e a partir daí só se podia ouvir 10 horas de música por mês, isso se não quisesse subscrever um dos dois planos pagos na altura existentes. Contudo, a partir de agora, o Spotify é completamente gratuito e ilimitado em desktop e mobile (tablets, principalmente). Com anúncios, claro.

A versão Premium do Spotify continua a existir. As vantagens são a total liberdade de streaming de música, a possibilidade de ouvir música offline, a ausência de anúncios e o som a 320 kbps. O Premium custa 6,99 euros/mês na mesma. O plano Unlimited (de 3,99 euros/mês) foi descontinuado.

spotify_comparativo

O Spotify anunciou ainda que a brilhante discografia de Led Zeppelin faz agora parte do seu catálogo.