Bombeiro-programador quer usar Google Glass para salvar vidas


 

Patrick Jackson é bombeiro e programador. Juntando o conhecimento que tem dos dois mundos, o jovem norte-americano está a desenvolver uma app para o Google Glass com o objectivo de ajudar corporações de bombeiros em todo o Mundo.

Isto é um exemplo de como a tecnologia pode estar ao auxílio das pessoas no dia-a-dia. Por que não usar o Google Glass para salvar vidas? É isso que Patrick Jackson, um bombeiro de Rocky Mount, North Carolina (EUA), pretende.

Aproveitando os conhecimentos que tem de programação, Jackson está a desenvolver uma app para que os bombeiros de todo o Mundo possam ter a informação de que precisam no momento que precisam, sem terem de pegar em papéis, tablets ou telemóveis. Hands-free.

A app permitirá em tempo real acesso às plantas de edifícios que estejam a arder, podendo os bombeiros no momento das chamas definir rotas de fuga e atalhos para chegar a determinado ponto. A mesma app dará acesso a planos de desencarceração de veículos. Basta, para isso, vocalizar o modelo do automóvel, e no ecrã dos óculos aparecem os pontos que os bombeiros devem cortar para retirar a vítima.

Rotas para locais de acidentes, informação sobre o tráfego das vias, posição de bocas de incêndio e notificações sobre chamadas de emergência são outras informações que vão ficar disponíveis na app.

Gostaste do que leste? Quanto vale conteúdo como este?

Trabalhamos todos os dias para te trazer artigos, ensaios e opiniões, rigorosos, informativos e aprofundados; se gostas do que fazemos, apoia-nos com o teu contributo.