Estará a Samsung a trabalhar numa espécie de Google Now para o S5?


A Samsung parece estar a trabalhar numa interface complemente nova para os Galaxy. Para além de um design mais leve e simples, a sul-coreana quer apostar numa versão própria do Google Now. A nova interface deverá ser utilizada no S5, cujo lançamento está iminente.

A maior mudança é ao nível do design. Baseado em cartões, a interface aposta em texto fino, estilo iOS 7, e sem sombras. Os icons das apps mudaram: as cores brilhantes e carregadas foram substituídas por tons pastel e gradientes de cor. Só as apps da Google, como o Gmail e o Play Books, se mantém iguais. Por outras palavras, o flat design chegou à Samsung.

samsungnowleak_icons

Olhando em mais detalhe, percebemos que a Samsung pode ter criado uma espécie de Google Now. Parece que a sul-coreana quer usar o lock e home screens do Galaxy S5 para entregar notificações temporal e localmente contextualizadas aos utilizadores.

Apesar de o Google Now estar incluido nos aparelhos da Samsung, esta não facilita nada o acesso ao mesmo. Em muitos Android, basta um deslize; no S4, por exemplo, é preciso pressionar o botão de menu durante alguns segundos.

samsungnowleak_now1

samsungnowleak_now2

Tal como no Google Now, as notificações incluem dados de voo, resultados desportivos, actualizações meteorológicas, recibos de pagamentos, eventos próximos, informações sobre concertos, etc.

Para entregar toda esta informação via Now, a Google recorre aos histórico de pesquisas, aos dados do Gmail e à localização dos utilizadores. Terá a Samsung, de uma forma qualquer, acesso a estes dados da Google? Ou tem estado a desenvolver um método próprio para recolher dos utilizadores toda a informação necessária para um serviço deste tipo?

De notar, que todos estes screens são apenas leakeds. Não é garantido que sejam produtos finais. Ou seja, a Samsung poderá apresentar algo que nada tem a ver com isto ou algo muito parecido, mas não exactamente igual. Todavia, estes screens fazem provavelmente parte de testes internos que a Samsung desenvolveu ou está a desenvolver.

samsungnowleak_screen1

samsungnowleak_screen2

Segundo rumores recentes, o S5 poderá ser mostrado no Mobile World Conference (MWC), que acontecerá no final de Fevereiro em Barcelona. Chegará às lojas mais tarde, entre finais de Abril e inícios de Maio. Fala-se num design diferente do S3 e do S4, em ecrã 2K (uma resolução 1440 x 2560 pixels, portanto),  numa câmara de 20 MP capaz de gravar vídeos 4K e num leitor ótico biométrico.