Google compra Nest por 3,2 mil milhões de dólares


Este artigo é gratuito como todos os artigos no Shifter.
Se consideras apoiar o nosso trabalho, contribui aqui.

A Google comprou por 3,2 mil milhões de euros a Nest, uma empresa que se dedica a termostatos e a detectores de fumo. Trata-se de uma aquisição gigante, que certamente trará novidades no âmbito das casas autónomas e inteligentes. “Ok Google, regula a temperatura para 20 graus”

A Nest faz termostatos que podem ser programado através do smartphone, e ainda detectores de fumo inteligentes. “Desde o lançamento em 2011, o Nest Learning Thermostat tem sido um best-seller consistente – e o recentemente lançado Protect (Smoke + CO Alarm) tem tido óptimas reviews”, diz a Google em comunicado. 

“A Nest continuará a Nest”, informou a empresa via Twitter. A verdade é que a Nest continuará a operar independentemente da Google, isto apesar de a equipa da primeira – entre ela o co-fundador e CEO Tony Fadell e o co-fundador Matt Rogers – integrar no futuro a equipa da segunda. (Nota: Matt Roggers foi um dos primeiro engenheiros da equipa do iPhone da Apple; e Fadell é conhecido como o “pai do iPod”.)

A Google Ventures já tinha investido milhões de dólares na Nest antes; trata-se de uma empresa que já estava nos radares de Mountain View há algum tempo.

“Ok Google, regula a temperatura para 20 graus”

Apesar de não saibamos como a Google planeia usar o Nest em concreto, este é sem dúvida uma mais-valia para a empresa. A combinação das soluções para a casa da Nest com o reconhecimento de voz da Google coloca a Google no caminho certo para casa.

Um cenário possível é ter os termostatos e os detectores de fumo da Nest integrados com o Voice Search e com o Google Now. Por que não um cartão no telemóvel com as condições ambiente da nossa casa mal entramos nela, perguntando se a queremos aquecer? Ou que tal bastar dizer “Ok Google, regula a temperatura para 20 graus”?

Segundo Fadell, a Google ajudará a Nest a expandir o seu negócio de casas inteligentes, deixando em aberto que existem muitas coisas que podem ser feitas em conjunto pelas duas empresas, sem revelar nada em concreto.

Investimos diariamente em artigos como este.
Precisamos do teu investimento para poder continuar.