Google revela lentes de contacto que medem níveis de glicose do sangue


Não, o Google Glass não foi transformado em lentes de contacto, pelo menos para já. O laboratório Google[x] da Google anunciou umas lentes de contacto inteligentes que permitem aos diabéticos medir os níveis de glicose no sangue.

A Google está a testar protótipos destas lentes de contacto usando um fino chip wireless e um sensor de glicose em miniatura. Estes chips estão incorporados entre duas camadas da lente.

Ao longo de vários anos, os cientistas investigaram os vários fluídos corporais, como as lágrimas, na tentativa de encontrar uma forma mais fácil para as pessoas monitorarem os níveis de glicose do sangue. Mas, como é imaginável, as lágrimas, por exemplo, são difíceis de recolher e de analisar (nem todos somos actores de Hollywood, não sabemos chorar a qualquer momento). Neste sentido, o laboratório Google[x] perguntou-se se sensores e chips em miniatura não poderiam medir os níveis sanguíneos de glicose.

De acordo com a Google, o sensor consegue realizar 1 leitura por segundo. A equipa do laboratório está a trabalhar em adicionar uma pequena luz LED à lente, de forma a alertar o utilizador quando os níveis de glicose ultrapassarem determinado nível ou baixarem para níveis mínimos.

A Google espera tornar estes protótipos reais e transformá-los em produtos reais, para o mercado.