Este é o Gear Fit, a pulseira inteligente da Samsung


A Samsung apresentou 3 aparelhos wearable neste MWC. Um deles é a versão 2 do Galaxy Gear; o outro é uma versão mais desportiva do smartwatch, chama-se Gear 2 Neo; e o último é uma pulseira, o Gear Fit.

Já lá vamos à pulseira. Antes os relógios…

Quer o Gear 2, quer o Gear Neo funcionam com os smartphones Samsung, quer seja o recém apresentado S5, quer seja o bem sucedido S4. Os relógios têm um ecrã de 1,65 polegadas Super AMOLED, com uma resolução 320 x 320 pixels, um processador 1.0 GHz dual core e um microfone. O Gear 2 tem uma câmara de 2.0 megapixels com auto-focus que grava vídeo 720p; o Gear 2 Neo não tem qualquer câmara.

samsunggear2neo_mwc14_01

samsunggear2neo_mwc14_02

samsunggear2neo_mwc14_03

Nos Gear 2 é possível receber chamadas e mensagens, por exemplo, tal como a primeira geração. Mas agora os smartwatches também operam como um leitor MP3 independente, no qual é possível alojar música e reproduzi-la, sem ser necessário ter o S4 ou o S5 ao pé. Os Gear 2 podem ser ligados a umas colunas ou a uns auscultadores por Bluetooth.

samsunggear2_mwc14_01

samsunggear2_mwc14_02

samsunggear2_mwc14_03

samsunggear2_mwc14_04

Os relógios têm ainda sensores de batidas cardíacas, pedómetros e monitorizadores de sono. Há também um acelerómetro e um girosópio. O sistema operativo que correm é o Tizen OS, já não é o Android, mas a interface continua semelhante à da geração anterior.

A Samsung não se ficou pelos relógios. Lançou também o Gear Fit, uma pulseira que tem o mesmo pedómetro, o mesmo sensor de batidas cardíacas, o mesmo monitorizador de sono, o mesmo acelerómetro e o mesmo giroscópio que os Gear 2. Também é possível receber nele notificações de mensagens, de chamadas, de e-mails e de apps. Mas é mais leve e mais simples. O Gear Fit incluí ainda um temporizador e um relógio.

samsunggearfit_mwc14_02

samsunggearfit_mwc14_03

Com o Gear Fit também é possível interagir com os smartphones, nomeadamente para receber ou rejeita chamadas, bem como para enviar respostas pré-definidas as mensagens recebidas.

Ao contrário da SmartBrand da Sony, o Gear Fit é mais um acessório do smartphone do que um aparelho próprio. E funciona apenas com alguns aparelhos Samsung (não com de outras marcas), como o Note 3, o S4 ou o novíssimo S5.

samsunggearfit_mwc14_04

samsunggearfit_mwc14_05

samsunggearfit_mwc14_06

Disponível em várias cores, o Gear Fit é confortável no pulso. Tem um look mais premium que a Sony SmartBrand, mas é menos interessante que ela. Na verdade, a SmartBrand consegue conectar-se a uma variedade de aparelhos, Sony ou não, contruíndo um registo impressionante (e ao mesmo tempo assustador) da vida física e social do utilizador.

O Gear Fit é focado mais no fitness. A pulseira consegue, por exemplo, monitorizar a pulsação cardíaca e dar, consoante o resultado obtido, recomendações e sugestões ao utilizador.

Os novos Galaxy Gear chegarão ao mercado em Abril em praticamente 150 mercados. Ainda não se sabe se Portugal estará incluído nessa primeira leva.