Galaxy S5: um S4 melhorado


A espera terminou. A Samsung apresentou há pouco o muito aguardado Galaxy S5, o quinto smartphones da série Galaxy S. Não acrescente nada de novo ao antecessor S4, é basicamente um update. Aliás, o S5 e o S4 quase que se confundem pelo aspecto exterior.

O ecrã – Super AMOLED – é maior: 5.1 polegadas. Mas mantém a resolução 1920 x 1080 pixels (Full HD) do antecessor. Debaixo tem um leitor de impressões digitais, conforme indicavam os rumores.

Todavia, e ao contrário do que a Internet também dizia, a interface do S5 não é de todo semelhante à do Google Now. Na verdade, o Android é todo ele muito Googliano, mas, claro, com aquele toque a que a Samsung já nos habituou. Há pequenas alterações no design dos ícones, mas nada de substantivo. O Android que corre é o mais recente, o 4.4.

O S5 mantém o aspecto plastico-metalizado. Mede 142,0 x 72,5 x 8,1 mm, e pesa cerca de 145 gramas. O aparelho suporta obviamente 4G/LTE; a porta USB foi actualizada para USB 3.0.

Uma das principais novidades é ser à prova de água. O S5 pode ser mergulhado até cerca de 1 metro de profundidade e durante um tempo máximo de 30 minutos.

A câmara foi actualizada para 16 megapixeis e tem aquele que a Samsung considera ser o auto-focus mais rápido do mercado: basta esperar 0,3 segundos e a foca fica focada. Também tem High Dynamic Range (HDR) e permite desfocar o fundo numa foto, focando apenas o objecto.

O S5 chegará ao mercado em Abril.