Mais um ano, mais um Crash The Super Bowl da Doritos


Mais um ano de Super Bowl, mais um ano do concurso Crash The Super Bowl, realizado pela Doritos. Os vencedores da edição deste ano – aberta a todo o Mundo – já estão escolhidos e mais uma vez os resultados não desapontam.

Antes de se passar à opinião sobre os anúncios é melhor explicar-se a mecânica de todo o concurso. Afinal, o que leva milhares de pessoas a candidatarem-se a um concurso destes? Não só pelos prémios avultados, mas também pela notoriedade, visto que em causa está uma aparição no intervalo publicitário mais mediático do Mundo, o intervalo do Super Bowl.

O concurso criado pela Frito-Lay surgiu no final de 2006, em parceria com a agênciaGoodby, Silverstein & Partners. Aos realizadores dos cinco vídeos finalistas da primeira edição foram dados 10 000 dólares e duas viagens pagas para ver a final do Super Bowl em 2007. Esta medida audaz teve um enorme sucesso e apenas na primeira edição foram 1 065 o número de anúncios inscritos a concurso.

Nesta décima edição do concurso, deixou de existir obrigatoriedade dos participantes viverem em solo americano, e agora qualquer pessoa pode participar. Segundo a CMO da Frito-Lay, Ann Mukherjee, “conteúdo incrível não tem limites geográficos”, numa clara intenção de aproveitar a notoriedade do concurso ao máximo.

Esta edição conta mesmo com representantes de 30 países, que lutam pelo grande prémio de um milhão de dólares e ainda a possibilidade de trabalhar no filme TheAvengers: Age of Ultron. É de realçar que existem dois vencedores: um definido por um júri da Doritos e outro pelos fãs da marca, através do site da Doritos. A votação para definir o vencedor terminou no passado dia 29 de Janeiro.

Os vídeos a concurso nesta edição são de grande qualidade, e apresentam desde animais, como uma avestruz, a crianças que imitam cowboys. Existe mesmo uma equipa que leva um anúncio à sua quarta final do concurso (com o anúncio Cowboy Kid).

O grande favorito a vencer o concurso era o “Doritos Finger Cleaner”, em que um conjunto de trabalhadores numa pausa utilizam um mecanismo para limpar os dedos que funciona apenas para Doritos. Como funciona? Só mesmo vendo o anúncio para perceber. Esta participação era de um realizador australiano, que podia vir a ser o primeiro participante estrangeiro a ganhar o prémio.

Contudo, os grandes vencedores do concurso foram os anúncios “Time Machine” e “Cowboy Kid”, que podem muito bem ter ganho devido a dois factores: serem ambos americanos; e terem crianças como personagens principais.

No primeiro anúncio, a criança engana um homem que ia a passar pelo jardim e convence-o a a utilizar a sua máquina do tempo em troca de Doritos. Já no segundo um rapaz cowboy consegue ultrapassar o seu irmão numa luta até ao carro porDoritos.

Esta aposta da Frito-Lay foi definitivamente ousada, ainda mais se tivermos em conta que foi feita, pela primeira vez, em 2006. O dinheiro poupado na produção de um anúncio para o Super Bowl (que bem se sabe serem caríssimos) é todo alocado noconcurso.

Mais uma vez uma marca norte-americana demonstra como realmente se utilizam as redes sociais e meios digitais para conseguirem grandes resultados. Não estará na altura dos clientes deixarem o lado conservador de parte e começarem a apostar em formatos diferenciadores?

Estes são os 3 outros finalistas.