Adeus, Pão de Forma


Quantas campanhas de lançamentos de automóveis são feitas por mês? Muitas! Há sempre um novo modelo a sair e, para todos os lançamentos, comunica-se algo. Mas alguma vez viste uma campanha de “deslançamento”? A tua resposta será certamente não se ainda não viste o último trabalho da Volkswagen no Brasil. A fabricante encontrou no deslançamento a forma de dizer um último adeus à famosa carrinha Pão de Forma e de fazer chorar os mais sensíveis.

A Volkswagen anunciou, em Dezembro de 2013, que iria deixar de fabricar no mundo inteiro o seu famoso modelo Pão de Forma. Esta decisão deve-se à entrada em vigor da lei de que todos os automóveis terão de ser equipados com airbags e travões ABS, sistemas inviáveis à Pão de Forma. Este anúncio deu origem, no Brasil, à Kombi (nome brasileiro da Pão de Forma) Last Edition com apenas 1200 carrinhas numeradas.

Simultaneamente foi criada uma campanha de deslançamento do modelo automóvel com 56 anos, o qual começou com peças de imprensa com o marcante copy “Vai aí a Kombi. Em breve, em nenhuma concessionária perto de você”.

kombi_deslancamento

Agora, no passado dia 27 de Março, a Pão de Forma decidiu dizer o último adeus através de um vídeo incrivelmente bem realizado que pode levar os mais sensíveis às lágrimas.

A Pão de Forma ganhou vida ao longo desta brilhante campanha, e neste vídeo publicitário, adquire por completo personalidade humana ao ter a voz da actriz Maria Alice Vergueiro. O discurso de final de vida da Pão de Forma poderia ser o de qualquer pessoa, pois esta relembra essencialmente pessoas que foram importantes para ela e momentos marcantes. Este modelo tornou-se mais um membro para muitas famílias ou grupos de amigos e, como tal, ganhou uma personalidade humana mais forte que qualquer outro produto no mundo.

No fundo, a Kombi foi muito mais do que um automóvel: foi o primeiro veículo a tornar-se um ícone pop, símbolo dos anos 60, do Woodstock e da liberdade. Nem mesmo o “carocha”, também da marca alemã de automóveis, adquiriu o peso cultural que a Pão de Forma adquiriu, e talvez por isso este foi mesmo o único modelo do mundo a merecer uma campanha de “deslançamento”.

Depois do vídeo, dá ou não dá vontade de apanhar um avião para o Brasil para ir ao funeral da Kombi? A agência AlmapBBDO está de parabéns por uma das melhores campanhas de publicidade de sempre!