Adeus, Pão de Forma


 

Quantas campanhas de lançamentos de automóveis são feitas por mês? Muitas! Há sempre um novo modelo a sair e, para todos os lançamentos, comunica-se algo. Mas alguma vez viste uma campanha de “deslançamento”? A tua resposta será certamente não se ainda não viste o último trabalho da Volkswagen no Brasil. A fabricante encontrou no deslançamento a forma de dizer um último adeus à famosa carrinha Pão de Forma e de fazer chorar os mais sensíveis.

A Volkswagen anunciou, em Dezembro de 2013, que iria deixar de fabricar no mundo inteiro o seu famoso modelo Pão de Forma. Esta decisão deve-se à entrada em vigor da lei de que todos os automóveis terão de ser equipados com airbags e travões ABS, sistemas inviáveis à Pão de Forma. Este anúncio deu origem, no Brasil, à Kombi (nome brasileiro da Pão de Forma) Last Edition com apenas 1200 carrinhas numeradas.

Simultaneamente foi criada uma campanha de deslançamento do modelo automóvel com 56 anos, o qual começou com peças de imprensa com o marcante copy “Vai aí a Kombi. Em breve, em nenhuma concessionária perto de você”.

kombi_deslancamento

Agora, no passado dia 27 de Março, a Pão de Forma decidiu dizer o último adeus através de um vídeo incrivelmente bem realizado que pode levar os mais sensíveis às lágrimas.

A Pão de Forma ganhou vida ao longo desta brilhante campanha, e neste vídeo publicitário, adquire por completo personalidade humana ao ter a voz da actriz Maria Alice Vergueiro. O discurso de final de vida da Pão de Forma poderia ser o de qualquer pessoa, pois esta relembra essencialmente pessoas que foram importantes para ela e momentos marcantes. Este modelo tornou-se mais um membro para muitas famílias ou grupos de amigos e, como tal, ganhou uma personalidade humana mais forte que qualquer outro produto no mundo.

No fundo, a Kombi foi muito mais do que um automóvel: foi o primeiro veículo a tornar-se um ícone pop, símbolo dos anos 60, do Woodstock e da liberdade. Nem mesmo o “carocha”, também da marca alemã de automóveis, adquiriu o peso cultural que a Pão de Forma adquiriu, e talvez por isso este foi mesmo o único modelo do mundo a merecer uma campanha de “deslançamento”.

Depois do vídeo, dá ou não dá vontade de apanhar um avião para o Brasil para ir ao funeral da Kombi? A agência AlmapBBDO está de parabéns por uma das melhores campanhas de publicidade de sempre!

Gostaste do que leste? Quanto vale conteúdo como este?

Trabalhamos todos os dias para te trazer artigos, ensaios e opiniões, rigorosos, informativos e aprofundados; se gostas do que fazemos, apoia-nos com o teu contributo.