Sony quer colocar uma PlayStation 4 na tua cabeça


Este artigo é gratuito como todos os artigos no Shifter.
Se consideras apoiar o nosso trabalho, contribui aqui.

A Sony apresentou ontem, na Game Developers Conference 2014, em San Francisco, um protótipo de visor de realidade virtual para a PlayStation 4. O acessório é composto por óculos e um suporte para encaixe na cabeça do jogador. Tem um ecrã Full HD 1080p e um campo de visão de 90 graus.

O equipamento de realidade virtual está a ser desenvolvido sob o nome Project Morpheus; para já é apenas um protótipo, e funciona unicamente com a PlayStation 4. De acordo com a Sony, o Morpheus não chegará ao mercado do consumo este ano, mas também não avançou qualquer data.

De acordo com Shuhei Yoshida, presidente da Sony Computer Entertainment, o Morpheus é “o culminar de um trabalho de mais de três anos para definir a nossa visão dos jogos de realidade virtual”. O aparelho tem um ecrã 1080p, sensor de movimento de 1000 Hz, oferece um campo de visão de 90 graus, funciona para pessoas com óculos, capta a posição e a rotação da cabeça com a PlayStation Camera e liga-se à PlayStation Move para controlar movimentos no jogo. O protótipo actual tem uma entrada HDMI e outra USB. O equipamento pretende proporcionar ao jogador uma experiência imersiva em 3D ao projectar uma imagem de realidade virtual.

De acordo com a Sony, existem 5 áreas nas quais é preciso trabalhar para que a realidade virtual funcione:  visão, som, tracking, controlo, facilidade de uso e conteúdo.  A empresa está a trabalhar numa tecnologia 3D biauricular de som para ajudar imersão do jogador no jogo. Para tracking, existe a PlayStation Camera e o PlayStation Move, que juntos recolhem posição, movimento, rotação, etc. Relativamente à facilidade de uso, a Sony quer tornar o Morpheus confortável e pequeno, numa experiência plug-and-play. Quanto ao conteúdo, a empresa pretende criar parcerias com distribuidoras, como o Epic Games, o Crytek, o Autodesk e a Unity.

Investimos diariamente em artigos como este.
Precisamos do teu investimento para poder continuar.