Um Óscar para a Samsung!


 

Ontem, durante a cerimónia dos Óscares, Ellen DeGeneres reuniu à sua volta algumas das maiores estrelas da indústria cinematográfica, tirou uma selfie e publicou-a no Twitter. Por fim, desafiou o público a transformá-la na mensagem mais retweetada de sempre. Pouco tempo depois, a foto ultrapassou o abraço de Obama.

Na selfie de Ellen, entraram Meryl Streep, Jennifer Lawrence, Channing Tatum, Julia Roberts, Kevin Spacey, Bradley Cooper, Brad Pitt, Lupita Nyong’o (e o irmão), Angelina Jolie e Jared Leto.


A acção teve por detrás uma marca: a Samsung, que agora se pode orgulhar de dizer que tem o tweet mais partilhado de sempre, com quase 2,5 milhões de retweets“Vamos tornar esta a fotografia mais partilhada no Twitter”, desafiou Ellen DeGeneres. Em poucos minutos, a selfie ganhou meio milhão de retweets. E 1 hora depois, Ellen anunciou: “Acabámos de fazer história. Rebentámos com o Twitter.”

Muitas marcas estão presentes nos Oscars, mas nenhuma deve estar mais satisfeita do que a Samsung. A acção não custou milhões de dólares à Samsung, saiu praticamente a custo zero se tivermos em conta os extraordinários resultados obtidos.  O tweet é agora o mais bem sucedido de sempre: ultrapassou em número de partilhas a foto de Barack Obama abraçado a Michelle, aquando da reeleição do primeiro em Novembro de 2012 (este tweet teve, na altura, 781 mil retweets).

Se Ellen usou um Samsung Galaxy Note 3 para tirar a selfie, há quem diga que nos bastidores a apresentadora prefira um iPhone. Basta olhar para os restantes tweets da apresentadora: “Twitter for iPhone”.

ellenoscars_backstage

Na noite dos Óscares, a Samsung – patrocinadora do evento – equipou todo o pessoal com produtos da marca, dando um Galaxy Note 3 à apresentadora Ellen DeGeneres. A Samsung pode não ter planeado a selfie em si, mas fez com que a Ellen usasse o Note 3 em todos os momentos da cerimónia. A marca parece ter optado por um product placement discreto, que acabou por resultar muito bem (a selfie foi vista como genuína, sem uma marca a gritar “foi tirada com um telemóvel meu que faz isto e aquilo”).

Update a 5 de Março: a selfie da Ellen ultrapassou os 3 milhões de retweets. E a Samsung anunciou que doará 1 dólar a instituições de solidariedade social por cada retweet feito até à data. No total, serão doados 3 milhões de dólares a a duas instituições escolhidas pela Ellen: a St. Jude Children’s Research Hospital e o Humane Society of the United States (cada uma receberá 1,5 milhões). O anúncio no programa da Ellen desta segunda, onde houve também um momento Oprah.

Gostaste do que leste? Quanto vale conteúdo como este?

Trabalhamos todos os dias para te trazer artigos, ensaios e opiniões, rigorosos, informativos e aprofundados; se gostas do que fazemos, apoia-nos com o teu contributo.