Um Óscar para a Samsung!


Ontem, durante a cerimónia dos Óscares, Ellen DeGeneres reuniu à sua volta algumas das maiores estrelas da indústria cinematográfica, tirou uma selfie e publicou-a no Twitter. Por fim, desafiou o público a transformá-la na mensagem mais retweetada de sempre. Pouco tempo depois, a foto ultrapassou o abraço de Obama.

Na selfie de Ellen, entraram Meryl Streep, Jennifer Lawrence, Channing Tatum, Julia Roberts, Kevin Spacey, Bradley Cooper, Brad Pitt, Lupita Nyong’o (e o irmão), Angelina Jolie e Jared Leto.

A acção teve por detrás uma marca: a Samsung, que agora se pode orgulhar de dizer que tem o tweet mais partilhado de sempre, com quase 2,5 milhões de retweets“Vamos tornar esta a fotografia mais partilhada no Twitter”, desafiou Ellen DeGeneres. Em poucos minutos, a selfie ganhou meio milhão de retweets. E 1 hora depois, Ellen anunciou: “Acabámos de fazer história. Rebentámos com o Twitter.”

Muitas marcas estão presentes nos Oscars, mas nenhuma deve estar mais satisfeita do que a Samsung. A acção não custou milhões de dólares à Samsung, saiu praticamente a custo zero se tivermos em conta os extraordinários resultados obtidos.  O tweet é agora o mais bem sucedido de sempre: ultrapassou em número de partilhas a foto de Barack Obama abraçado a Michelle, aquando da reeleição do primeiro em Novembro de 2012 (este tweet teve, na altura, 781 mil retweets).

Se Ellen usou um Samsung Galaxy Note 3 para tirar a selfie, há quem diga que nos bastidores a apresentadora prefira um iPhone. Basta olhar para os restantes tweets da apresentadora: “Twitter for iPhone”.

ellenoscars_backstage

Na noite dos Óscares, a Samsung – patrocinadora do evento – equipou todo o pessoal com produtos da marca, dando um Galaxy Note 3 à apresentadora Ellen DeGeneres. A Samsung pode não ter planeado a selfie em si, mas fez com que a Ellen usasse o Note 3 em todos os momentos da cerimónia. A marca parece ter optado por um product placement discreto, que acabou por resultar muito bem (a selfie foi vista como genuína, sem uma marca a gritar “foi tirada com um telemóvel meu que faz isto e aquilo”).

Update a 5 de Março: a selfie da Ellen ultrapassou os 3 milhões de retweets. E a Samsung anunciou que doará 1 dólar a instituições de solidariedade social por cada retweet feito até à data. No total, serão doados 3 milhões de dólares a a duas instituições escolhidas pela Ellen: a St. Jude Children’s Research Hospital e o Humane Society of the United States (cada uma receberá 1,5 milhões). O anúncio no programa da Ellen desta segunda, onde houve também um momento Oprah.