Uma máquina montada no SXSW imprime bolachas Oreo em 3D


A Oreo montou um Trending Vending Lounge no SXSW 2014, um festival de tudo e mais alguma coisa que está a acontecer desde dia 7 e até hoje em Austin, Texas. Nesse espaço, os fãs podem criar bolachas personalizadas de acordo com, por exemplo, as trends do Twitter e imprimi-las em 3D.

Em parceria com o Twitter, a Oreo desenvolveu algoritmos específicos que imprimem bolachas de acordo com o que está a ser falado em tempo real naquela rede social. No fundo, se com o Daily Twist os fãs viram a cultura pelos olhos da Oreo, com o Trending Vending ele saboreiam a cultura com a Oreo.

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Na prática, a personalização das bolachas é feita através do sabor do recheio das mesmas. Ao todo existem 12 sabores – de banana a menta, sem esquecer lima e bolo-de-aniversário – todos eles bem coloridos. Quanto à bolacha propriamente dita, pode ser impressa em chocolate (o aspecto tradicional dos Oreos) ou em baunilha. O resultado são mais de 4 mil combinações diferentes. Depois de escolhido o sabor, a máquina imprime em 3D o creme na bolacha; dois minutos depois, esta está pronta a ser mergulhada no leite.

As máquinas usadas – criadas pela MAYA Design – estão ainda em face experimental, mas correrão o Mundo em breve. De acordo com Bonin Bough, VP ­ Global Media and Consumer Engagement, farão uma passagem por Cannes. Bough disse ainda que “um dia será possível imprimir muitas coisas em 3D, desde chocolate a guloseimas; isso já está a ser feito, mas não é tanto acerca da tecnologia, apesar de esta ser um grande avanço. O que interessa aqui é compreender o que é que os consumidores querem e dar­-lhes esse tipo de experiência personalizada”.

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Quem experimentou diz que as bolachas sabem às Oreos originais. Cada sabor corresponde a uma trend do Twitter. Existe, por exemplo, o da selfie tirada pela Ellen na cerimónia dos Óscares. Comer uma bolacha impressa nesta máquina é como comer um tweet, daí a acção estar a ser promovida nas redes sociais com #eatatweet.