Se achas importante o que fazemos, contribui aqui.
A Oreo montou um Trending Vending Lounge no SXSW 2014, um festival de tudo e mais alguma coisa que está a acontecer desde dia 7 e até hoje em Austin, Texas. Nesse espaço, os fãs podem criar bolachas personalizadas de acordo com, por exemplo, as trends do Twitter e imprimi-las em 3D.
Em parceria com o Twitter, a Oreo desenvolveu algoritmos específicos que imprimem bolachas de acordo com o que está a ser falado em tempo real naquela rede social. No fundo, se com o Daily Twist os fãs viram a cultura pelos olhos da Oreo, com o Trending Vending ele saboreiam a cultura com a Oreo.
Na prática, a personalização das bolachas é feita através do sabor do recheio das mesmas. Ao todo existem 12 sabores – de banana a menta, sem esquecer lima e bolo-de-aniversário – todos eles bem coloridos. Quanto à bolacha propriamente dita, pode ser impressa em chocolate (o aspecto tradicional dos Oreos) ou em baunilha. O resultado são mais de 4 mil combinações diferentes. Depois de escolhido o sabor, a máquina imprime em 3D o creme na bolacha; dois minutos depois, esta está pronta a ser mergulhada no leite.
As máquinas usadas – criadas pela MAYA Design – estão ainda em face experimental, mas correrão o Mundo em breve. De acordo com Bonin Bough, VP Global Media and Consumer Engagement, farão uma passagem por Cannes. Bough disse ainda que “um dia será possível imprimir muitas coisas em 3D, desde chocolate a guloseimas; isso já está a ser feito, mas não é tanto acerca da tecnologia, apesar de esta ser um grande avanço. O que interessa aqui é compreender o que é que os consumidores querem e dar-lhes esse tipo de experiência personalizada”.
Quem experimentou diz que as bolachas sabem às Oreos originais. Cada sabor corresponde a uma trend do Twitter. Existe, por exemplo, o da selfie tirada pela Ellen na cerimónia dos Óscares. Comer uma bolacha impressa nesta máquina é como comer um tweet, daí a acção estar a ser promovida nas redes sociais com #eatatweet.