Este é o Galaxy S5: primeiras impressões


O Galaxy S5 é a mais recente smartphone da Samsung. Foi introduzido em Barcelona no final de Fevereiro e chega dia 11 de Abril a alguns mercados, incluindo Portugal. Ontem, com uma vista incrível sobre a cidade de Lisboa, estivemos com a nova aposta da Samsung; estas são as primeiras impressões.

Foi a 24 de Fevereiro, no MWC14, em Barcelona, que a Samsung mostrou pela primeira vez o Galaxy S5. O Shifter esteve lá, mas não conseguiu colocar as mãos no smartphone, que está agora prestes a chegar às lojas portuguesas. O S5 é um S4 refinado, com melhores características, melhor câmara e novas funcionalidades.

O S5 foi concebido para responder a tudo aquilo que queremos de um smartphone. Desde o lançamento do primeiro Galaxy S que a Samsung tem captado as necessidades do consumidor, procurando ao mesmo tempo diferenciar-se da concorrência, nomeadamente do iPhone da Apple.

Essa diferenciação é notória no posicionamento dos dois produtos. Se o iPhone quer ser um telemóvel que simplesmente funciona, com um ecrã que cabe na mãos e uma câmara que tira fotos, o S5 aposta na criatividade, com um tamanho maior para as apps terem mais espaço e com mil e um efeitos para as fotos tiradas com a câmara.

O design orgânico do Galaxy S5 faz com que este seja muito confortável nas mãos, apesar da sua dimensão, podendo criar alguma confusão a quem está habituado à pequenez do iPhone. A forma exterior é um meio termo entre o S4 e o S2: não muito redonda, não muito quadrada, mais semelhante à do iPhone. O acabamento da capa traseira em pele confere a todo o S5 um estatuto premium, afastando-o finalmente do plástico. Essa mesma capa existe em várias cores.

s5handson_02

A câmara foi um dos pontos em que a Samsung mais se concentrou. O auto-foco super rápido (em condições ideias, apenas 0,3 segundos), o HDR e os 16 megapixeis colocam a câmara do S5 no topo, sendo a qualidade das fotos muito boa. A Samsung meteu uma série de ferramentas de edição, algumas delas úteis, outras unicamente divertidas. É, por exemplo, possível focar um objecto próximo e desfocar o fundo, como se de uma DSLR se tratasse. Ou criar uma visita virtual a uma casa, em 3D, tirando uma série de fotos que depois são combinadas numa só.

Claro que as apps de fitness e saúde tinham de estar presentes no Galaxy S5. O S-Heatlh foi o hub que a Samsung desenvolveu para todos aqueles que querem estar em forma. Aliás, o S5 tem um medidor de ritmo cardíaco: basta abrir a app, colocar o polegar no sensor incorporado na traseira do smartphone e esperar uns segundos para que a medição fique concluída. Dos testes que fizemos, o sensor funcionou na perfeição e os resultados pareceram bem realistas. O S-Heatlh guarda ainda informação de andamentos, de corridas, de calorias…

s5handson_03

A privacidade e a segurança é outro dos aspectos em que este Galaxy S5 se foca. O Modo Criança permite bloquear o telemóvel com jogos para crianças, escondendo todas as restantes apps. Já o Modo Privado, quando activo, permite aceder a conteúdos, como fotos ou vídeos pessoais, que de outra forma estariam escondidos; é comos se existisse um cofre dentro do telemóvel com aquilo que só nós podemos ver. O S5 inclui ainda um leitor de impressões digital, para desbloqueio do ecrã ou acesso a determinadas apps (como o PayPal) com o dedo, e sem passwords.

O novo Galaxy também sabe poupar a bateria. Existem dois modos: um deles bloqueia os sensores do telemóvel quando este está em repouso, evitando assim que estes estejam em constante comunicação com o processador; o outro reduz ao máximo as funcionalidades do S5. Para além do ecrã ficar a preto e branco, o utilizador apenas consegue utilizar 6 apps que previamente escolheu: pode fazer e receber chamadas, enviar e receber mensagens, ou ir ao Facebook. Esta funcionalidade chama-se Power Saving Mode e reduz drasticamente o consumo de bateria, fazendo com que o Galaxy S5 dure horas e horas com apenas 10% de bateria.

s5handson_05

Outra das bandeiras da nova aposta da Samsung é a velocidade de download de conteúdos. A empresa criou um sistema que combina wi-fi e 4G, fazendo com que seja mais rápido descarregar um filme de 1 GB no S5 do que num computador tradicional. Basicamente uma parte do download do ficheiro acontece através de wi-fi e a outra parte através do 4G, tudo em simultâneo.

O S5 será também o novo comando de televisão. É possível emparelhar o smartphone com a box (MEO, ZON…) através da app WatchOn, para transformar o telemóvel num autêntico guia de TV, que também é comando.

O Galaxy S5 é à prova de água, pode ser imerso em líquidos até 1 metro de profundidade durante 30 minutos; e à prova de poeiras, pode ser colocado na areia, sem que esta entre para o telemóvel.

s5handson_06

O Galaxy S5 funciona com a pulseira Gear Fit e com os relógios Gear 2 e Gear Neo. A Samsung está a comercializar em Portugal o Gear Fit com o Galaxy S5 por 849 euros. O Galaxy 5 desbloqueado custa 749 euros, o Gear Fit 209 euros, o Gear Neo 219 euros e o Gear 2 299 euros. A partir de 11 de Abril, pré-reservas a partir de 10 de Abril.