Facebook quer ajudar-te a saber por onde andam os teus amigos


Saberes por onde andam os teus amigos pode dar jeito se fores sair à noite. Imagina-te no Bairro Alto com o teu grupo; abres a app do Facebook, e descobres que aquele amigo de Évora que não vês há algum tempo está ali mesmo, a uns meros metros de ti. Esta é um dos muitos usos que a nova funcionalidade Nearby Friends pode ter.

Em resumo, o Nearby Friends é uma versão do Facebook do Find My Friends da Apple. E, tal como este, é opcional. A Google também tem um produto idêntico, funciona dentro do Google+. O Nearby Friends funciona dentro da main app do Facebook para iOS e Android, e estará para já disponível unicamente nos EUA.

fbnearbyfriends_screen01 fbnearbyfriends_screen02

O Nearby Friends usa a geolocalização do teu smartphone para determinar quando estás próximo de um dos teus amigos do Facebook, enviando-te uma push notification de alerta. Desde muito cedo, pudeste fazer check-in em locais específicos, podendo dessa forma dizeres aos teus amigos ou a todo o Mundo onde estavas. Mas o Nearby Friends é diferente; é como que um stream contínuo da tua localização, sem posts.

fbnearbyfriends_screen03

O Nearby Friends precisa de ser activado por ti no teu smartphone. Se não o fizeres, não serás de todo afectado: não poderás partilhar a tua localização, nem tão pouco receber a dos teus amigos. A partilha da localização através do Nearby Friends nunca é pública; poderás definir para ser feita com todos os teus amigos (este é o nível máximo de privacidade; não há o “amigos dos amigos”), ou com um ou mais grupos de pessoas, por exemplo, a família e os amigos próximos.

O Facebook irá notificar-te quando os teus amigos estiverem por perto, de forma a que lhes possas mandar uma mensagem, isso se quiseres encontrar com eles. Não conseguirás saber a localização exacta do amigo; a app dir-te-á, por exemplo, que um amigo teu está a 3 mil metros, mas não te dará a coordenadas exactas automaticamente. O Nearby Friends não especificará distâncias inferiores a 800 metros, mas dará localizações de amigos que estejam do outro lado o Oceano, por exemplo.

fbnearbyfriends_screen04 fbnearbyfriends_screen05

Para saberes a localização exacta de um amigo, este terá de partilhá-la individualmente contigo. Poderá fazê-lo por um período de tempo (por exemplo, até às 6 da tarde) ou indefinidamente. Neste último caso, terás acesso à localização precisa do teu amigo em tempo real, um dado útil se quiseres, por exemplo, encontrar-te com ele numa dada zona.

A missão do Facebook é conectar as pessoas, aproximá-las. Ora o Nearby Friends não é mais do que a concretização dessa promessa. Uma ferramenta online para juntar pessoas no offline. E o resultado da aquisição da startup Glancee que o Facebook fez em 2012.

O Nearby Friends tem estado a ser testado internamente nos últimos 18 meses pela equipa do Facebook. Ao longo de todo esse tempo, o produto foi sendo afinado. Por exemplo, no início, eram enviadas notificações sempre que um qualquer amigo estava por perto. Mas a equipa rapidamente percebeu que saber que um amigo está por perto quando estás a ir para o escritório ou que a tua mulher está em casa quando chegas a casa não é relevante. Também provavelmente não queres receber notificações em determinados sítios ou de determinadas pessoas. No fundo, como qualquer tecnologia do Facebook, o Nearby Friends adapta-se ao utilizador, isto é, a ti.

O histórico de localização fica disponível no teu Activity Log, podes apagá-lo sempre que quiseres. Para já, o Nearby Friends estará disponível apenas nos EUA, em formato iOS e Android.