Se achas importante o que fazemos, contribui aqui.
Apenas um mês depois de a Microsoft disponibilizar o Office para iPad, a Google lançou as apps Google Docs e Google Sheets para Android e iOS. Até aqui o Docs e o Sheets estavam integrados na app Google Drive, agora têm uma morada independente nos smartphones e tablets. O Google Slides deverá ser a próxima app.
Anteriormente era possível ver e editar documentos de texto e folhas de cálculo através do Google Drive. A partir de hoje temos duas apps independentes, quer para smartphones, quer para tablets, iOS e Android. O Google Docs e o Google Sheets – e, em breve, também o Google Slides – pretendem fazer frente à suite iWork da Apple (Pages, Numbers e Keynote), disponível apenas para iOS, e à suite Office da Microsoft (Word, Excel e PowerPoint), que vive em ambiente Windows, iOS e Android.
A suite Google Drive, onde incluimos o Docs, o Sheets e o Slides, é gratuita, tal como o iWork. Por seu lado, a Microsoft apenas oferece a 0 euros a possibilidade de visualizar e partilhar os documentos; para editar é precisa a subscrição do Office 365, por cerca de 10 euros mensais.
O Google Docs e o Google Sheets permitem:
- Criar novos documentos ou abrir e editar qualquer outro existente, começado no browser ou noutro dispositivo;
- Partilhar documentos e colaborar com outros no mesmo documento em simultâneo
- Trabalhar em documentos em qualquer altura – mesmo sem ligação à internet;
- Formatar células, introduzir/ordenar informação, várias operações de cálculo;
- Adicionar e responder a comentários;
- Tudo fica guardado à medida que escrevemos de modo a nunca perder informação.
Quanto ao Google Slides, ficamos à espera! Mas tudo indica que será a próxima aposta da empresa. No iOS, para completar a suite Google Drive, falta ainda a app Google Keep, para notas e lembretes.