Google patenteia minúsculas câmaras incorporadas em lentes de contacto


A Google revelou em Janeiro que está a desenvolver umas lentes de contacto inteligentes, capazes de medir os níveis de glicose no sangue. Mas uma patente registada este mês indica-nos que essas lentes poderão ainda fotografar e filmar, tudo graças a uma pequeníssima câmara incorporada.

No fundo, a Google quer pegar numa das bases do Glass e levá-la mais longe. Ao incorporar uma pequena câmara nas lentes de contacto, estaremos mais próximos de um Mundo em que o digital e o analógico são uma coisa só.

Por um lado, a câmara permitiria gravar tudo aquilo que nós vemos no ângulo e na posição exacta, o que do ponto de vista recreativo seria brutal. Por outro, poderia devolver até certo ponto a visão a deficientes visuais. Dessa forma, estes conseguiram receber indicações para atravessar uma estrada ou evitar obstáculos no passeio, por exemplo.

patentecamaralentes_01

Na verdade, não sabemos bem quais os planos da Google. Será esta patente integrada no projecto de lentes de contacto inteligentes já anunciado? Ou será aplicado num outro projecto, mais mainstream, estilo Google Glass?

De notar também que muitas grandes empresas estão sempre a patentear coisas, e que só uma fracção dessas coisas patenteadas é que são aplicadas a produtos finais. No entanto, não deixa de ser entusiasmante fantasiar com o futuro da tecnologia e de como esta nos poderá ajudar a viver melhor.

patentecamaralentes_02