Cubo de Rubik faz 40 anos


O Cubo de Rubik foi inventado em 1974 por Erno Rubik, um arquitecto húngaro, que queria um modelo que explicasse a geometria a 3 dimensões. 40 anos depois, o Cubo de Rubik é um dos puzzles mais icónicos dos anos 1980.

Quando Rubik criou o primeiro Cubo, demorou 1 mês a resolvê-lo. Hoje isso é algo que muitos adeptos conseguem fazer em poucos segundos. O recorde está actualmente fixado em 5,55 segundos (o primeiro recorde mundial em 1982 foi de 19 segundos!). Em teoria, o puzzle pode ser resolvido com apenas 20 movimentos.

O Cubo de Rubik enquanto brinquedo foi licenciado em 1980 à empresa Ideal Toy Corp, que ficou responsável pela sua comercialização. Em Janeiro de 2009, mais de 350 milhões de unidades já tinham sido vendidas, o Cubo de Rubik é o puzzle mais bem vendido de sempre, e um dos maiores clássicos dos anos 1980, claro.

O Cubo tem 6 faces, cada uma com uma cor distinta e cada uma com 9 quadrados. Cada linha e coluna é independentemente manuseada, em torno de um eixo central fixo, o que faz com que os quadrados sejam reordenados no cubo tridimensional. O objectivo do jogo é conseguir que o cubo com os quadrados desorganizados volte ao aspecto inicial.

A Google juntou-se à comemoração. Fez um Doodle…

cuborubik_googledoodle

Aconteceu isto…

cuborubik_googleinsta

Há ainda um Chrome Experiment!

cuborubik_chromeexp