Facebook agora consegue detectar o que estás a ver ou a ouvir


Ao estilo Shazam, a app Facebook para iOS e Android já é capaz de reconhecer o que estás a ouvir ou o que estás a ver. A objectivo é acelerar a partilha de posts na rede social sobre músicas, filmes ou programas de TV.

Quando estiveres a escrever um post, um ícone aparecerá no topo da caixa de composição a dizer que o Facebook está a detectar a música que está a tocar ou o programa ou filme que está na tua TV. Assim, poderás facilmente partilhar um comentário sobre o que estás a ouvir ou a ver, sem teres de escrever o nome da música, do programa ou do filme.

fbshazam_screen01 fbshazam_screen02

Esta funcionalidade de reconhecimento só está activa quando estás a escrever um post. O Facebook não está constantemente a recolher informação sobre os teus hábitos de entretenimento. E, claro, como qualquer post no Facebook, tu escolhes com quem partilhar, se com todos, se com um grupo de amigos ou se com uma pessoa em particular.

O ‘Facebook Shazam’ é uma extensão da opção de partilha de emoções e acções que o Facebook introduziu em Janeiro de 2013. Desde essa data já foram partilhados mais de 5 mil milhões de posts com “feeling excited”, “drinking coffee”, “playing football”, “listen to Arctic Monkeys”, “reading Expresso” ou “watching Game Of Thrones”.

fbshazam_screen04 fbshazam_screen03

Se usares esta ferramenta para partilhar uma música, quem receber o post poderá ouvir 30 segundos dela, através do Spotify, do Deezer ou do Rdio. De notar que as músicas agora aparecem como músicas e não como links no News Feed: um grande botão de play por cima da capa quadradular do álbum. O Facebook apenas detecta músicas que estejas a ouvir em alto e bom som; se estiveres de headphones no autocarro, terás de digitar a música manualmente se a quiseres partilhar.

fbshazam_screen05

Se partilhares um programa de TV, o post no News Feed terá a indicação do episódio e da temporada que estavas a ver, para que os teus amigos possam juntar-se à conversa sem receio de levarem com spoilers. Diz quem experimentou que o Facebook é rápido a detectar os programas, incluindo jogos desportivos em directo (um tópico popular nas redes sociais).

Com o reconhecimento de músicas, filmes e programas de TV, o Facebook criou uma nova arma contra o Twitter, na batalha intitulada “qual a melhor rede social para falar de entretenimento?”.