Facebook está a testar cartões estilo-Google Now no iOS


Facebook Now? Ainda não… pelo menos, por agora. O Facebook está a testar cartões estilo-Google Now junto de alguns utilizadores iOS. Os cartões aparecem depois de esses utilizadores postarem algo, colocando-lhes à frente conteúdo relacionado com o que foi partilhado.

A interface incentiva os utilizadores a continuarem a navegar no Facebook depois de publicarem algo. Os cartões podem incluir fotos que os amigos tiraram no restaurante onde estás, dizer que amigos que fizeram check-in no mesmo lugar que tu, ou quem viu o filme que tu acabaste de partilhar.

Esses cartões tornam o News Feed vivo e dinâmico. Reagindo ao que está na cabeça dos utilizadores, o Facebook poderá fidelizar ainda mais os utilizadores, desbloqueando um novo potencial de entretenimento e a monitorização. No fundo, com esta espécie de Facebook Now, a rede social passa a sugerir-te o que veres a seguir.
facebooknow_02

Por exemplo, se publicas uma foto tua no Yosemite National Park, receberás um cartão com posts que os teus amigos fizeram nesse local e outro com fotos que eles tiraram lá. Se publicas que estás a ver o filme Grand Budapest Hotel, terás um cartão com os amigos que também viram esse filme.

“These cards can help you discover information about where you are or what to do next, or inspire conversations with your friends around you.  This feature respects all existing privacy settings, and the card will only show you information that you could already see elsewhere on Facebook. We wanted to make it easier for you to interact with your friends about the things you’re doing and the places you are visiting.” – Facebook

O código de cores dos cartões ajuda os utilizadores a identificarem-nos: verde para conteúdo, vermelho para locais, amarelo para fotos e azul para aniversário.

Para já, esta espécie de Google Now é apenas um teste na app iOS. Mas a ser expandida para todos, é uma mudança radical na forma como o Facebook distribui conteúdo. Este deixa de ser tão temporal, dado que posts antigos são como que reciclados.

Não é a primeira vez que vemos contextualização no Facebook. O News Feed está constantemente a tentar saber aquilo de que o utilizadores gostam.

Quando clicas num link, aparecentem-te em baixo 3 sugestões de outros links que te podem interessar.
fbcontextualizacao_relatedlinks

Quando gostas de uma página, são te sugeridas outras páginas relacionadas.
fbcontextualizacao_pageslikes

E desde o início que o Facebook te recomenda pessoas que talvez conheças.
fbcontextualizacao_friendssuggestions