Novo LG G3 é o primeiro smartphone com auto-focus por laser


Foi apresentado ontem em Londres o novo topo-de-gama da LG. Chama-se G3 e é o primeiro – e até agora o único – smartphone de sempre a focar automaticamente objectos por laser. O G3 tem também um ecrã brutal de 5,5 polegadas.

O sistema de auto-foco por laser é mais preciso e rápido que o tradicional sistema óptico usado nas câmaras dos restantes smartphones. O laser detecta a profundidade do objecto que queres fotografar e tenta diminuir o tempo entre o pressionar do botão para tirar a foto e o tirar efectivo da foto. Este sistema de laser é o mesmo usado no rato dos computadores.

Na prática, o laser na câmara pode significar melhores fotografias de objectos em movimento, e também maior rapidez a fotografar (o modo de câmara pré-definido no G3 permite o foco e o disparo em simultâneo). Esta câmara (traseira) tem um sensor de 13 megapixeis.

Na frente, há uma outra câmara, com 2.1 megapixeis, que tem reconhecimento de gestos. Isto é, quando estiveres pronto para tirar uma selfie, basta fazeres um determinado gesto e o G3 inicia uma contagem decrescente de 3 segundos, dando-te tempo para fazeres uns últimos retoques antes do disparo.
lgg3_02 lgg3_03
O G3 tem um ecrã IPS de 5,5 polegadas, com 538 ppi e uma resolução de 2560 x 1440 pixeis (duas vezes maios que a resolução de um ecrã Full HD). O processador é um chip quad-core Snapdragon 801 até 2.5 GHz, e a memória RAM é de 3 GB. O LG G3 tem 32 GB de armazenamento interno e ainda espaço para um cartão microSD.

O smartphone corre uma versão adaptada pela LG do Android. Uma das novidades no OS da sul-coreana é o serviço Smart Notice, que funciona estilo-Google Now. Lembra-nos, por exemplo, de telefonar a alguém cuja chamada perdemos anteriormente, diz-nos para desinstalar apps que não usamos e avisa-nos para sair de casa com o guarda-chuva pois choverá de tarde.
lgg3_04
Apesar de parecer alumínio, o G3 é feito em plástico. É leve, redondo nos cantos e, a avaliar pelo G2 (mais ou menos iguais), é confortável nas mãos. Segundo a LG, a capa do G3 auto-regenera-se de pequenos riscos (esta funcionalidade nasceu no G Flex).

Metallic Black, Silk White, Shine Gold, Moon Violet e Burgundy Red são os cinco modelos disponíveis. O G3 chegará em Junho ao mercado.