Novo videoclipe do Eminem é um pedido de desculpas do rapper à mãe


Depois do que foi uma relação muito complicada, Eminem fez finalmente as pazes com Debbie Mathers, com um novo videoclipe colocado online no Dia da Mãe, que se celebrou este domingo nos EUA.

Intitulado “Headlights” e realizado por Spike Lee, o vídeo tem 4 minutos e leva-nos de volta ao ambiente hostil, de Detroit, no qual Eminem enfrentou toadas as adversidades que definiram o homem que ele é hoje.

O videoclip é contado na 1ª pessoa. Nele vemos todo o processo de afastamento entre Debbie Mathers e Eminem: desde os seguranças pessoais do rapper a impedirem a visita da mãe, à decadência desta com o álcool e as drogas. O videoclip está repleto de fotografias antigas da infância de Marshall Mathers (aka Eminem) e de videos, depreciativos, relativos à sua relação com Debbie.

No final do vídeo, Marshall e Debbie cruzam-se; o primeiro decide a segunda, e escrever-lhe uma carta colocando um ponto final num assunto que sempre esteve presente na carreira do artista.

Eminem sempre deixou bem claro o desprezo que sente à figura do pai. No que diz respeito à mãe, o rapper tomou desde cedo uma posição de ódio e raiva. Chegou mesmo a acusá-la como culpada dos seus piores erros, devido à falta de educação que recebeu dela. Estes sentimentos estão espalhados por toda a discografia do artista, desde “Brain Damaged” no seu primeiro álbum, The Slim Shaddy LP, a “My Mom” no álbum Relapse.

Nos álbuns mais recentes, como Recovery e The Marshall Mathers LPII a posição de Eminem tem vindo a alterar-se. Deixando para trás os versos de ódio e “mal-dizer”, os versos do rapper são agora mais maduros, tendo lugar agora os pedidos de desculpa tanto aos fãs, como aqueles que lhe são mais próximos, como as filhas e a mãe. Arrisco dizer que assistimos a uma revolução na escrita de um dos melhores rappers e autores de sempre (se não, mesmo, o melhor).

Milhares de pessoas seguem o Shifter diariamente, apenas 50 apoiam o projecto directamente. Ajuda-nos a mudar esta estatística.