WOW! Mensagens de texto e videochamadas no Snapchat!


Hoje provavelmente o Snapchat passou a constar no ecrã inicial de muitos smartphones. Isto porque o Snapchat deixou de servir apenas para enviar fotos e vídeos autodestrutíveis aos amigos. Agora é possível, através da mesma app, enviar mensagens de texto e ainda fazer videochamadas!

Evan Spiegel tem apenas 23 anos, mas é o CEO dono de uma das apps mais brutais do momento. Spiegel rejeitou alegadamente 3 mil milhões de Mark Zuckerberg e 4 mil milhões da Google. Diariamente pelo Snapchat passam mais fotos do que pelo Facebook. Até aqui a app permitia apenas enviar snaps (isto é, fotos/vídeos) a um amigo ou a vários amigos em simultâneo, e ainda construir uma espécie de perfil dinâmico (Snapchat Stories).

Mas o Snapchat é hoje muito mais do que isso. É uma verdadeira app de messaging, com uma abordagem diferente de um WhatsApp ou de um Skype. Tem fotos/vídeos, tem chat de texto e tem também videochamadas. E, tal como no mundo físico, as conversas no Snapchat não ficam guardadas para sempre – a não ser que assim o queiramos expressamente.

Na essência, o Snapchat continua a ser o mesmo. A app abre na câmara para podermos logo tirar um snap e enviá-lo. Do lado direito temos a lista de contactos, com as respectivas Stories. Até aqui tudo igual. A diferença está no lado esquerdo, onde vive a lista de mensagens.

snapchat_icons

Anteriormente as mensagens estavam organizadas por ordem cronológica. Era uma lista imensa com todos os snaps enviados e recebidos. Se tivessemos 50 snaps de uma mesma pessoa, o nome dela aparecia vezes sem conta na lista; isso era chato. O Snapchat agora organiza tudo em conversas, e dentro de cada conversa temos as várias mensagens, que tanto podem ser snaps (fotos ou vídeos), chats de texto ou videochamadas.

Basta um swipe para a esquerda no nome da pessoa para abrir a conversa:

snapchatchat_msglist

Ou seja, agora temos um histórico da nossa conversa com determinado amigo. Sabemos quando lhe enviámos snaps, quando recebemos snaps dele, quando tirámos screenshots aos snaps dele, quando fizemos videochamadas… Podemos ainda aceder às mensagens de texto que decidimos guardar.

snapchatchat_historico

Para enviar uma mensagem de texto, é nessa mesma área da app. O texto desaparece quando saimos da conversa. A não ser que o guardemos. A verdade é que podemos guardar pequenos pedaços das mensagens, clicando em cima deles. O texto passa a ter uma tipografia diferente. Eis um exemplo:

snapchatchat_msgtexto1 snapchatchat_msgtexto2

(Quando tiramos um screenshot, essa acção fica registada na conversa.)

Se as duas pessoas estiverem a trocar mensagens ao mesmo tempo, podem fazer uma videochamada clicando duas vezes no ecrã.

snapchatchat_videocall