Apple anuncia iCloud Drive, o novo concorrente da Dropbox


No WWDC 2014, a Apple apresentou o iCloud Drive, uma nova forma de partilhar ficheiros entre o OS X e o iOS. Os ficheiros ficam disponíveis numa pasta do Mac e estão acessíveis também no Windows.

No Mac, o iCloud Drive é uma pasta na qual podes guardar tudo aquilo que desejares. Tens 5 GB de armazenamento gratuito, mas podes comprar mais se quiseres. Os ficheiros ficam disponíveis via iCloud em todos os teus Macs e ainda PCs com Windows, bem como no iOS. Ou seja, documentos de apps do iOS aparecem na pasta do iCloud Drive do Mac.
iclouddrive

Imagina que estás a editar uma foto numa app de fotos do iOS. Acabas de editar, fechas a app. Essa foto não fica só no iOS, ela aparece no teu Mac instantaneamente através do iCloud Drive.

No iOS, a iCloud Drive permite-te fazer ainda mais. Pela primeira vez, poderás estar a trabalhar dentro de uma app e ir buscar um ficheiro qualquer a outra app. Para tal só tens de, nessa app, abrir a janela do iCloud Drive e escolheres o ficheiro pretendido.

Na prática, se duas apps de foto tiverem integração com o iCloud Drive, poderás estar a editar fotos entre essas duas apps.
iclouddrive_ios