Curiosity celebra o seu primeiro ano em Marte com uma selfie


A moda das selfies tem-se espalhado globalmente, e parece que a tendência já é mesmo extraplanetária: o robô Mars Curiosity tirou uma selfie em Marte!

A selfie foi tirada pelo robô como forma de celebrar a sua presença em solo marciano durante 687 dias, ou seja, precisamente 1 ano marciano. Na realidade não é bem uma selfie, mas sim um conjunto de 12 fotografias tiradas pela câmara (a Mars Hand Lens Imager) existente na extremidade do braço do pequeno veículo explorador, captadas entre Abril e Maio deste ano.

O Curiosity pousou a 6 de Agosto de 2012 na superfície marciana, com o objectivo primário de detectar se existiam condições que eventualmente pudessem suportar ou ter suportado vida em Marte. Para além disso, estava incumbido de avaliar os níveis de radiação de modo a planear futuras missões humanas, estudar a atmosfera marciana e determinar a idade geológica das várias formações rochosas.

Ao que tudo indica os achados foram positivos, destacando-se a descoberta de leitos de antigos rios, sugerindo que já terá existido água no estado líquido naquele planeta.

O Curiosity continua o seu trabalho no Planeta Vermelho, e a sua jornada, inicialmente prevista para durar dois anos, foi prolongada indefinidamente em Dezembro deste ano, com vista a estudar a fundo o nosso vizinho planeta Marte.