Engenheiro norte-americano quer pavimentar as estradas com painéis solares


Em Abril de 2010, no TEDx Sacramento, o engenheiro Scott Brusaw ganhou atenção do público ao apresentar uma ideia única e diferente: cobrir as estradas com painéis solares, permitindo não só amenizar o uso do asfalto, subproduto do petróleo, mas também gerar energia eléctrica.

Juntamente com a esposa, Julie, Scott Brusaw colocou o projecto – que apelidou de Solar Roadways – na plataforma de crowdfunding Indiegogo, tendo angariado mais de 2 milhões de dólares. O Solar Roadways já tinha recebido, durante a fase de pesquisa, apoio e financiamento do Governo estatal de Idaho. Mais recentemente, o casal foi à Casa Branca apresentar a ideia.

A ideia consiste num sistema de painéis modulares que podem ser aplicados no chão e aguentar 113 toneladas, originando energia suficiente para alimentar as casas e empresas que estiverem ligadas à rede solar. No fundo, as casas que estejam na rua onde esse pavimento está podem receber energia eléctrica. Esta pode também servir para carregar carregar carros eléctricos.

solarroadways_prototipo01

solarroadways_prototipo02

solarroadways_teste

Composto por várias camadas, este revolucionário pavimento inclui uma parte de aquecimento, utilizada para eliminar resíduos de neve ou gelo. Todas as estrada são mostradas através de luzes LED, que podem ser usadas até mesmo para publicidade. Segundo Julie e Scott Brusaw, cerca de 1,1 mil painéis seriam suficientes para compor um quilómetro de estrada, gerando diariamente 8,32 megawatts/hora, valor suficiente para abastecer cerca de 250 casas.

solarroadways_casal

Os custos elevados são o grande entrave a esta tecnologia: o asfalto é muito mais barato que os painéis solares. Ainda assim, Scott acredita que, a longo prazo (isto é, 20 anos), toda a energia gerada pela estrada solar compensa os esforços.

Os painéis não têm de ser implementados só em estradas. Parques de estacionamento, passeios, jardins e ciclovias são outras possibilidades.

solarroadways_ciclovia

solarroadways_parque