Esta foto do telescópio Hubble mostra-nos o quão colorido é o Universo


A NASA e a ESA, as agências espaciais norte-americana e europeia respectivamente, divulgaram esta terça uma fotografia absolutamente espantosa captada pelo telescópio Hubble. Dizem as duas agências que é o retrato mais detalhado do Universo até ao momento.

A imagem divulgada é, segundo as agências espaciais, a mais ilustrativa do estado evolutivo do nosso Universo, que nos chega através da luz emitida pelas estrelas com um desfasamento de milhões de anos-luz. A grande novidade resulta do facto de o telescópio que somente captava radiação visível ou infra-vermelha, ter captado também radiação ultra-violeta, que, após tratamento por computador, dá este aspecto colorido a toda a panorâmica do Universo.

Devido a esta limitação, até hoje as galáxias com 5 a 10 milhões de anos de vida, que emitem luz utravioleta, eram praticamente invisíveis. Esta nova ferramenta proporciona um conhecimento bem mais detalhado de todo o Universo e da sua evolução, visto que estas estrelas emissoras de radiação ultravioleta se encontram em maioria no Cosmos.

Os astrónomos irão agora proceder à análise detalhada dos novos dados recolhidos através do novo sistema do Hubble e aprofundar ainda mais o estudo dos primórdios do Universo. A nós, resta-nos olhar para estas imagens e percebermos a magnitude e a beleza do que nos rodeia.