Novo Android é espectacularmente bonito, chega no Outono


No I/O, a Google revelou o Android L, um primeiro olhar sobre a próxima versão do Android, a ser lançada ao público no Outono. A grande novidade é o design: a Google renovou a interface do sistema operativo em torno de uma nova linguagem gráfica, Material Design.

Para já, a Google lançou apenas o L Developer Preview, isto é, uma versão beta do Android L para os programadores criarem ou adaptarem as suas apps ao novo design, de forma a que no Outono, quando o novo OS chegar ao mercado as apps estejam já todas preparadas para o mesmo.

androidlpreview_inbox

A novidades do Android L são mesmo ao nível do design. Quanto a funcionalidades, pouco há a registar. O novo sistema operativo terá, por exemplo, um gestor de bateria para ajudar o utilizador a controlar os gastos energéticos do telemóvel. Nesse sentido, existirá uma opção de “emergência” que pode ser ativado aquando a bateria estiver demasiado baixa: o telemóvel fica em consumos mínimos, fazendo a bateria durar mais 90 minutos.

De destacar apenas o novo sistema de notificações semelhante ao do iOS da Apple: as notificações pendentes aparecem no lock screen, e quando chega uma nova notificação aparece um pequeno pop-up no topo do ecrã.

androidlpreview_notificacoes

Uma outra novidade do Android L objectiva tornar o sistema operativo mais empresarial. Os utilizadores não precisarão de andar com um telemóvel pessoal e outro da empresa; poderão ter, com o Android L, um só telemóvel com apps pessoais e apps do trabalho, existindo divisão dos conteúdos.

Ainda não se sabe como se chamará o Android L. Até pode ser que o nome seja mesmo Android L. Certo é que o novo sistema operativo estará disponível no Outono para o público geral.