O que é, afinal, fazer coisas “como uma rapariga”?


O novo vídeo da marca de pensos higiénicos Always, do grupo P&G, é uma interessante reflexão sobre o que é correr, atirar uma bola ou lutar “como uma rapariga”. A conclusão é simples: “como uma rapariga” não tem de ser algo pejorativo ou negativo.

O vídeo começa com uma audição a rapazes e raparigas mais velhas, feita pela realizadora Lauren Greenfield. Greenfield pede-lhes para lhe mostrarem como é correr como uma menina, lutar como uma menina ou jogar uma bola como uma menina. O resultado são movimentos estereotipados, verdadeiras caricaturas sociais.

Para uma segunda audição, Greenfield convidou raparigas mais novas e pediu-lhes o mesmo. O que viu foi bem diferente: comportamentos naturais, reais, sem preconceitos. Uma das miúdas disse mesmo: correr como uma menina é “correr o mais rápido que eu conseguir”.

O vídeo integra uma campanha da Always intitulada #LikeAGirl. Foi pensada e desenvolvida pela Leo Burnett de Chicago, de Toronto e de Londres.