OS X Yosemite: o iOS 7 chegou ao Mac


No WWDC 2014, a Apple apresentou sem grande surpresa um OS X redesenhado, tornando o ambiente do Mac mais próximo do já conhecido iOS 7. As apps têm novos ícones, a interface está mais branca e as letras emagreceram. Mas há mais novidades.

Uma delas é o Cloud Drive, uma pasta no Finder onde podes guardar todos os teus ficheiros, ficando estes acessíveis também no iOS e vice-versa. Uma espécie de Dropbox, mas adaptada ao ecossistema Apple. Clica aqui para saberes mais.

Outra é que o teu Mac agora também é um iPhone. Podes receber e fazer chamadas de voz e ainda receber e enviar SMS no Mac, desde que tenhas um iPhone. Sabe tudo aqui.

O OS X Yosemite estará disponível no Outono e será gratuito. No Verão, a Apple lançará o novo OS X em public beta, isto é, para qualquer pessoa.

Design

Quando o Mac e o iOS 7 se encontram

O OS X está agora parecido com o iOS .

Os ícones das apps mudaram:
osxyosemite_iconesapps

As apps em si também:
osxyosemite_apps01 osxyosemite_apps02 osxyosemite_apps03 osxyosemite_apps04 osxyosemite_apps05 osxyosemite_apps06

E os menus…
osxyosemite_menus

E também a barra de ferramentas:
osxyosemite_novabarra

Spotlight

A pesquisa do Mac mudou

O Spotlight agora é uma caixa de pesquisa que aparece no centro do Mac. Para além de permitir encontrar de ficheiros e de apps no Mac, e também de e-mails, websites do histórico…, permite pesquisar informações no Wikipedia, filmes que estão nos cinemas, apps na App Store, locais no Maps, notícias…
osxyosemite_spotlight04 osxyosemite_spotlight06 osxyosemite_spotlight02 osxyosemite_spotlight05 osxyosemite_spotlight01 osxyosemite_spotlight03 osxyosemite_spotlight07 osxyosemite_spotlight08

Notification Center

Do iOS para o OS X

O Notification Center está agora igual ao do iOS, dividido em dois separadores: Today e Notifications.
osxyosemite_notificationcenter

Mail

Anotações em imagens e assinaturas com câmara

Na app Mail do OS X Yosemite podes criar anotações em imagens que vais anexar a um e-mail, e ainda escrever uma assinatura com a câmara do teu Mac.
osxyosemite_mail01 osxyosemite_mail02