15 músicas que te ajudam a evitar os hits de Verão


Com o Verão chegam o sol, as férias, os festivais e as viagens. A pensar nos nossos leitores melómanos, o Shifter preparou uma compilação de 15 músicas lançadas este ano por artistas nacionais e internacionais para te acompanharem em tudo isto e que provam que o panorama musical deste ano está de tão boa saúde como o sol desta altura.

Não fiques à sombra a fazer zappings desnecessários pelas estações de rádio e apanha a boleia musical que te oferecemos.

Modern Baseball – “Your Graduation”

Os Modern Baseball estrearam-se em 2012 com o álbum Sports e já são uma das principais bandas da nova vaga de emo americana (por outras palavras, uma das melhores coisas que aconteceu à música nos últimos tempos). “Your Graduation” junta tudo aquilo que a adolescência tem de melhor, numa sonoridade indie e pop punk contagiante do início ao fim.

B Fachada – “Camuflado”

O B é inconstante e imprevisível. Num dia vemos que está a tocar em Berlim e no seguinte acordamos com a notícia de que tinha lançado mais um trabalho. “Camuflado” é mais de ‘um mesmo’ que é sempre diferente e que é sempre muito bom.

Real Estate – “Talking Backwards”

Jardins ao sol, com pessoas estendidas em toalhas na relva. Qualquer imagem fruto da imaginação provocada pelos riffs de guitarra carregados de reverb de “Talking Backwards”, não deve andar muito longe disto. A voz arrastada de Martin Courtney e a batida contínua da bateria trazem à música uma dimensão ligada à viagem a que já estamos habituados a ouvir dos Real Estate. Um single obrigatório para ter no rádio do carro.

Sequin – “Beijing”

Ana Miró é Sequin. Sequin é o resultado de batidas interessantes, sintetizadores simples mas eficazes e uma voz que fica na cabeça. Para além disso, é mais um dos novos projectos portugueses em destaque nesta lista e uma música que vale mesmo a pena ouvir este verão.

The Blank Tapes – “Uh-Oh”

Os The Blank Tapes são uma banda de psych-surf-pop-folk-rock originária de San Francisco cujo single “Uh-Oh” do LP Vacation é perfeito para desfrutares as férias. Com este refrão, vais dar por ti a trautear “Uh-Oh”!

Stephen Malkmus and the Jicks – “Houston Hades”

O projecto a solo de Stephen Malkmus está recheado de pérolas para aqueles que as procuram, e este tema do seu último álbum é mais uma para a lista. Entre guitarras e pianos que invocam uma sonoridade americana e letras surreais como “If love is Hades for all you Slim Shadys / It’s no wonder he smashes guitars”, Malkmus oferece-nos um tema cativante e relaxado.

Mac Demarco – “Jonny’s Odyssey”

Este pequeno instrumental que encerra o 2º álbum do canadiano Mac Demarco é uma óptima banda sonora para te refrescares num dia soalheiro de Verão.

JUBA – “Grapheme”

A música psicadélica está em voga e as camisas com padrões florais e tropicais também. “Grapheme”, dos JUBA, soa a isso tudo mas com duas diferenças: é português e é melhor do que o resto. Como o tempo é algo que felizmente abunda no verão, recomendamos que ouçam também o resto do álbum e vão descobrir um dos melhores discos portugueses dos últimos tempos.

SBTRKT – “New Dorp, New York”

Nesta altura do campeonato a música de Aaron Jerome, mais conhecido por SBTRKT, já não é desconhecida por ninguém. O seu lançamento mais recente, que conta com a voz de Ezra Koenig dos Vampire Weekend, marca uma mudança de estilo para Jerome, não deixando de ser um single fortíssimo que nos põe a mexer o pé do princípio até ao fim.

Golden Slumbers – “My Love Is Drunk”

É com este single do EP de estreia das Golden Slumbers, I Found the Key, que as irmãs Falcão se estreiam no panorama nacional. Uma viola, um baixo, uma bateria e duas vozes delicadas e harmoniosas é apenas o que é necessário para fazer deste tema uma das músicas mais viciantes deste Verão.

Tove Lo – “Stay High”

Aquilo que seria mais uma música banal de Verão ganhou proporções épicas quando os Hippie Sabotage decidiram dar-lhe um banho de chill-step. Um tema para ouvir a qualquer hora do dia e da noite.

Cloud Nothings – “I’m Not Part Of Me”

O primeiro single de Here And Nowhere Else, de Março deste ano, é sem dúvida a música do álbum que mais se cola ao ouvido. Num disco pesado e agressivo, onde encontramos letras como “I can feel your pain and I feel alright about it”, “I’m Not Part Of Me” traz-nos uma alegria tipicamente juvenil – ou não tivesse Dylan Baldi, vocalista e principal compositor da banda, 22 anos.

Asher Roth – “Tangerine Girl”

O puto do “I Love College” já se licenciou, e apresenta este ano o seu mais brilhante trabalho, RetroHash, onde o rapper da Pennsylvania abre como nunca os seus horizontes. Repleto de boas sensações, “Tangerine Girl” é um hino ao Verão, ao amor, e a amar o Verão.

Capitão Fausto – “Prefiro Que Não Concordem”

É sempre difícil escolher uma só música de Pesar o Sol, epopeia escrita pela banda de Lisboa, mas “Prefiro que não concordem” apresenta um riff pseudo-asiático que, por razões que nos são ainda desconhecidas, se adequa perfeitamente a uma viagem ao longo da costa.

Courtney Barnett – “Avant Gardener”

A miúda-sensação do Indie internacional fala-nos sobre um dia em que estava um calor de tal forma abrasador que provocou a perda dos sentidos de Courtney e esta teve de receber assistência médica. Esperamos não desmaiar durante o verão, mas se acontecer, que seja a ouvir este sonoro.

(Guilherme Correia, Luís Medeiros e João Ribeiro contribuíram neste artigo; foto de Maria Rita)

O Shifter é gratuito e sempre será. Mas, se gostas do que fazemos, podes dar aqui o teu contributo.