Carlos do Carmo é o primeiro português a receber um Grammy


A Latin Recording Academy anunciou hoje ter agraciado Carlos do Carmo com Prémio à Excelência Musical (ou Lifetime Achievement, em inglês). O fadista é, assim, o primeiro artista português a receber um Grammy.

O Prémio à Excelência Musical é entregue aos artistas pelo conjunto da obra que produziram ao longo da sua carreira e não devido ao êxito que conquistaram com determinada música ou álbum. É, por isso, um dos maiores e mais prestigiados Grammys entregues pelo Latin Academy of Recording Arts and Sciences.

O galardão que agora Carlos do Carmo recebeu já foi entregue a nomes como Frank Sinatra, Ella Fitzgerald, Elvis Presley, Miles Davis, Bob Dylan, Billie Holiday, James Brown, Tom Jobim, David Bowie, Leonard Cohen, Johnny Cash ou, já este ano, Kraftwerk.

No site oficial dos Grammy, a academia refere-se ao português como “um dos maiores fadistas do seu tempo”. A sua “forma característica de cantar”, acrescenta-se, fica a dever-se ao timbre especial da sua voz, aliado à sua afinidade com baladas francesas e bossa nova brasileira. Juntos, estes ingredientes criam “um estilo inconfundível, que o distingue como uma das mais icónicas vozes da música portuguesa”, escreve a academia.

A cerimónia de entrega está marcada para 19 de Novembro, no MGM de Las Vegas.