Mark Zuckerberg é bem mais poderoso do que aquilo que pensas


 
Este artigo é gratuito como todos os artigos no Shifter.
Se consideras apoiar o nosso trabalho, contribui aqui.

Para controlares uma nação, precisas de controlar os media. E Mark Zuckerberg tem nas mãos um dos maiores media do Mundo, utilizado mensalmente por mais de 1,2 mil milhões de pessoas: o News Feed do Facebook.

O Facebook é o segundo site mais visitado no planeta (atrás da Google) e o primeiro destino é o News Feed. É neste que recebes as novidades dos amigos, as histórias das páginas e as actualizações das figuras públicas que segues. O News Feed é controlado por um algoritmo e esse algoritmo é controlado pelo Facebook.

O algoritmo serve para filtrar o News Feed. Diariamente milhares de histórias podiam entrar no teu News Feed, mas tu não tens tempo, nem paciência para ver todas elas, por isso, o News Feed mostra-nos apenas as mais relevantes e esconde as outras. Existem vários critérios envolvidos nesta selecção, e um deles é o engagement. Por exemplo, se um post receber muitos likes, comentários e/ou shares, o Facebook exibi-o a mais pessoas; se as interacções forem fracas, o alcance do post é menor.

O sistema pode não ser o ideal, mas é o melhor. Funciona. Cada pessoa tem o seu News Feed, com as histórias que lhe interessam. O News Feed é como que um jornal que se adapta matematicamente a cada um de nós.

Mas há um problema: o Facebook pode controlar facilmente as notícias que 1,2 mil milhões de pessoas recebem. Aliás, fê-lo recentemente: no âmbito de um estudo para perceber como as emoções positivas e as emoções negativas se espalham através da rede social, o Facebook manipulou propositadamente o News Feed de 689 003 utilizadores. A uns removeu os posts emocionalmente positivos; aos outros removeu os posts emocionalmente negativos.

A experiência – levada a cabo pelo Facebook e por um grupo de investigadores– revelou que os posts que aparecem no News Feed afectam-te emocionalmente. Por exemplo, se receberes posts positivos, tendes a postar coisas positivas e, por extensão, a sentes-te bem/positivo no meio offline. O contrário também ficou provado como válido: se receberes posts negativos, és afectado negativamente.

Agora pensa: se Mark Zuckerberg te consegue fazer feliz ou infeliz alterando os posts que recebes no News Feed, imagina o que ele pode fazer mais. Zuckerberg consegue controlar o que 1,2 mil milhões de pessoas pensam, sentem ou fazem. Pode aproximá-las dos ideais políticos de esquerda, por exemplo, ou favorecer uma determinada região.

Mark Zuckerberg pode controlar 1,2 mil milhões de pessoas. Basta querer.

Investimos diariamente em artigos como este.
Precisamos do teu investimento para poder continuar.