Ninguém pediu uma Siri à BlackBerry, mas a BlackBerry decidiu criar uma


A BlackBerry anunciou ontem que a próxima versão do seu sistema operativo para telemóveis – o BlackBerry 10.3 – terá uma assistente pessoal. Chama-se BlackBerry Assistant e aparentemente combina o melhor da Siri da Apple com o melhor do Google Now e com o melhor da Cortana da Microsoft.

O BlackBerry Assistant oferece muitas das funcionalidades que podemos encontrar nas outras plataforma. Permite pesquisar e-mail, eventos do calendário, a web e redes sociais, bem como compor e-mails, enviar SMS e criar novas entradas no calendário. Todas as funcionalidades podem ser controladas pela voz. Por exemplo, podemos ligar e desligar a lanterna do telemóvel ou pedir para este nos ler um e-mail em alta voz sem usar o teclado.

O sistema está desenhado para ficar melhor à medida que o usamos. A BlackBerry não revelou ainda todos os detalhes do seu Assistant. Não sabemos, por exemplo, se ele terá uma personalidade como a Siri e a Cortana, ou uma voz mais robótica como o Google Now.

blackberryassistant_ecra

O BlackBerry Assistant oferece ainda um conjunto de botões – visualmente semelhantes aos do Windows Phone – para acções rápidas, como enviar um BBM, um SMS ou um e-mail, consultar a meteorologia ou encontrar o centro comercial mais perto. No fundo, são atalhos que não precisam da nossa voz para funcionar.

Mais uma vez (recorde-se o BBM para iOS e Android), BlackBerry chegou tarde ao mercado. Os assistentes pessoais já existem há anos nos smartphones graças à Apple e à Google, e agora também à Microsoft. Terá o BlackBerry Assistant alguma relevância? Aliás, estará alguém à espera do BlackBerry 10.3?