Todas as versões do Windows serão fundidas numa única, diz Nadella


Satya Nadella, o CEO da Microsoft, confirmou ontem, durante a apresentação dos resultados trimestrais da empresa, que todas as versões do Windows – isto é, o Windows, o Windows Phone e a Xbox – serão unificadas num só sistema operativo.

“Isso significa que teremos um sistema operativo para todos os tamanhos de ecrã”, referiu Nadella, referindo-se ao telemóvel, ao tablet, ao computador e à televisão (e, quem sabe, também ao carro e ao pulso – smartwatch a caminho?). “Vamos passar de três versões distintas do Windows para uma única que funcione em todos os ecrãs independentemente do tamanho.”

Por outras palavras, o Windows, o Windows Phone e a Xbox serão unificados. A Microsoft não esclareceu como, mas realçou que a mudança será benéfica quer para utilizadores quer para programadores. Isto porque uma plataforma unificada permitirá criar uma biblioteca universal de apps Windows, capazes de correr transversalmente às diferentes plataformas.

Isto não quer dizer que a Microsoft deixe de vender versões diferentes do Windows como o Windows Pro ou o Enterprise, mas embora sejam iguais por dentro, continuarão a oferecer funcionalidades diferentes.

O Windows 9 poderá ser o princípio desta unificação.