Vodafone e MEO juntam-se para levar a fibra óptica a 900 mil novas casas


 

A Vodafone Portugal e a Portugal Telecom celebraram hoje um acordo de desenvolvimento e partilha da rede de fibra óptica. Esta parceria, válida por 25 anos, permitirá a cada empresa alargar o raio de acção a 450 mil novas casas.

A partilha da rede permitirá à Vodafone e à MEO chegarem a 90 mil novas casas com a tecnologia de fibra até casa do cliente (FTTH, isto é, Fibre To The Home); cada uma das entidades partilha com a outra aproximadamente 450 mil casas. Desta forma, quer a Vodafone quer a MEO conseguirão disponibilizar as suas ofertas comerciais a mais de 2 milhões de lares em 2015.

Dado o modelo de partilha adotado, ambas as entidades manterão total autonomia e flexibilidade no desenho das suas ofertas de retalho, estando garantida a total confidencialidade da informação de clientes.

Este acordo permite, pois, uma maior dinamização do mercado de retalho, através do reforço da capacidade de distribuição de ofertas de elevada velocidade e qualidade na internet e na televisão, beneficiando assim o País, os seus cidadãos e as suas empresas.

Por outro lado, a parceria hoje anunciada entre a Vodafone Portugal e a Portugal Telecom aumentará a concorrência com a NOS. Em Fevereiro, a ainda ZON Optimus contava com um total de três milhões de casas em Docsis 3.0, uma tecnologia híbrida de fibra e cabo coaxial. A NOS anunciou na altura uma aposta no FTTH. ao ritmo de 200 mil casa por ano.

Gostaste do que leste? Quanto vale conteúdo como este?

Trabalhamos todos os dias para te trazer artigos, ensaios e opiniões, rigorosos, informativos e aprofundados; se gostas do que fazemos, apoia-nos com o teu contributo.