A reacção mais californiana de sempre a um tremor de terra


É o que diz o The Independent.

Na manhã do passado domingo os habitantes da região da baia de São Francisco, na Califórnia, terão acordado abalados ao sentir um sismo com 6.0 de magnitude. A actividade sísmica registada teve epicentro a 10 quilómetros a sul de Napa, zona conhecida pela forte actividade vinícola.

Os afectados pelo tremor de terra terão ficado abalados, mas não estremecidos, notando-se uma atitude positiva e descontraída entre a população da área, segundo o The Independent.

Apesar de a electricidade ter ficado cortada durante algumas horas e de se terem registado algumas fugas de gás e de água nas condutas, as comunidades ali existentes rapidamente retomaram as suas actividades diárias. A situação até parece ter proporcionado alguns momentos de lazer enquanto estragos causados nas estradas eram transformados em mini rampas e halfpipes.

Registaram-se ainda alguns incêndios e algumas pessoas ficaram feridas, mas até agora nada indica que o sismo possa ter causado vítimas mortais.

Por agora está tudo calmo mas esperam-se réplicas durante as próximas semanas. Ainda hoje foram registados mais 12 sismos de baixa magnitude. Segundo John Perrish, Geólogo Estatal, não haverá razões para preocupação uma vez que é pouco provável que no seguimento do tremor sentido no domingo se registe um sismo mais forte.

Mesmo assim, os habitantes da zona afectada foram avisados para se manterem longe de edifícios em risco de ruir, uma vez que ficarão mais fragilizados com a actividade sísmica que se seguirá.

As autoridades continuam a avaliar o prejuízo causado pelo tremor de terra. Para já, a agência U.S. Geological Survey, numa primeira avaliação, diz que o valor dos estragos poderá chegar aos mil milhões de dólares.

Segundo o The Independent, Mark Ghilarducci, director dos Serviços de Emergência do Gabinete do Governador da Califórnia, disse que “Apesar de ter sido mau, não foi tão mau quanto poderia ter sido e foi bastante fácil de tratar, de um ponto de vista regional”.

Quanto à reacção dos californianos, é importante não esquecer que aquele estado é atravessado pela falha tectónica de Santo André, responsável pela frequente actividade sísmica que se sente na zona.