Chairless Chair, a cadeira invisível que te deixa sentar em qualquer lugar


É uma cadeira invisível que está lá, sempre que te sentires cansado. A ideia é da empresa suíca Noonee e foi batizada como Chairless Chair. O aparelho consiste num exosqueleto de alumínio e carbono preso aos membros inferiores e que, sempre que necessário, se torna rígido, permitindo ao utilizador que se sente.

Devido aos materiais empregues a Chairless Chair pesa apenas 1,8 kg, permitindo ao utilizador andar e até correr enquanto vestir o exosqueleto. O aparelho nunca toca no chão, sendo por isso prático para vestir e para andar; um cinto segura-o à cintura e presilhas mantêm-no preso em volta das coxas.

Este aparelho visa todos aqueles cuja ocupação requer permanecer em pé longos períodos de tempo, e assim permitir o relaxamento dos músculos das pernas e das coxas.

“A ideia veio de querer estar sentado em todo o lado e a qualquer hora, e da minha experiência de trabalho numa fábrica de embalamento no Reino Unido, quando tinha 17 anos”, disse à CNN Keith Gunura, CEO e co-fundador da Noonee. “Estar de pé durante tantas horas provoca muito desconforto nos membros inferiores, mas apesar disso a maior parte dos operários tem poucas pausas e as cadeiras são raramente disponibilizadas porque ocupam muito espaço. Assim, achei que a melhor ideia era atar uma cadeira a mim mesmo.”

Para além de possibilitar um descanso sem obstruir as instalações de trabalho, a “Chairless Chair” acaba por ter vantagens relativamente às próprias cadeiras na medida em que melhora a postura por manter as costas direitas.

Apesar de numa primeira análise o produto ser dirigido para trabalhadores de fábricas – a Audi e a BMW já iniciaram testes com este aparelho – as aplicações são variadas: “Também pensámos nas pessoas de pé atrás de um balcão, agricultores a apanhar fruta, até cirurgiões na sala de operações. Nestes casos uma cadeira não seria prática mas a Chairless Chair serviria perfeitamente!”