Cientistas do MIT conseguem espiar as tuas conversas com um pacote de batatas fritas


Pensa melhor no que dizes na próxima vez que estiveres a comer um pacote de batatas fritas, já que um cientista do MIT pode estar a ouvir a tua conversa. Pelo menos a julgar pelos mais recentes avanços, anunciados recentemente.

A sua ideia é aparentemente simples. O som que nós emitimos sob a forma de ondas longitudinais propaga-se pelo meio e provoca pequenas vibrações no pacote de plástico que contem, por exemplo, umas batatas fritas. Essas pequenas vibrações são depois captadas por uma câmara de vídeo e os investigadores anunciaram um método que transforma estas inocentes vibrações em sons, palavras e música.

Mas os cientistas do Massachusetts Institute of Technology não se ficaram pelo pacote de batatas e reproduziram com sucesso este método em outros materiais, como folhas de plantas ou a superfície da água. Ao captar as vibrações provocadas pelas ondas sonoras, também foram capazes de as traduzir para som.

Naturalmente que as vibrações não são captadas pelo olho humano, quer pela sua frequência quer pela amplitude demasiado pequena para ser detectável. Para estas experiências utilizaram câmaras de alta resolução com elevada captação de FPS que conseguiram avaliar as vibrações sobre um pacote de batatas a 4,5 m e que estava protegido por um vidro à prova de som. Contudo, revelaram que mesmo com as vulgares câmaras digitais o resultado foi igualmente satisfatório.

Se nos dissessem que era possível saber o que dissemos apenas por olhar para o pacote de batatas que tínhamos na mão naquele momento, o mais provável era acharmos que alguém andava a ver demasiados filmes do 007. Mas o que é facto é que o conceito é real e as suas aplicações são imensas, desde o mundo da espionagem à criminologia. Alexei Efros, investigador da Universidade da Califórnia em Berkeley, deu conta disso mesmo numa declaração: “Isto parece retirado de um qualquer thriller de Hollywood. Vamos saber que o assassino admitiu a culpa porque há gravações de segurança que captam a vibração do seu pacote de batatas”.