O lado humano do iPhone


Com o iPhone 6 à porta (9 de Setembro é a data apontada para o grande anúncio), a Apple tem lançado uma série de anúncios com o intuito de potenciar por uma última vez as vendas do iPhone 5S. Com o headline “és mais poderoso do que pensas”, os vídeos mostram o lado humano do iPhone, destacando o extraordinário portfólio de apps que só o iOS tem.

No anúncio em cima, podemos ver uma veterinária a fazer um electrocardiograma (ECG) a um cavalo com a Veterinary AliveECG, uns investigadores a medir o nível de pH da água com a SAM-1, dois meteorologistas a avaliar as condições climatéricas com a Vaavud Wind Meter e uma médica a traduzir o que diz com o iTranslate Voice.

No fundo, este anúncio acaba por humanizar o iPhone 5S, uma vez que o que nos mostram é que, com ele, temos o poder de criar, idealizar e dar forma aos nossos sonhos. No entanto, as motivações exploradas no vídeo não são as de uma pessoa comum, no sentido em que são mostradas apps para públicos muito específicos. Ora isto pode causar pouca identificação por parte de quem vê o anúncio, mas não deixa de ser relevante por mostrar a diversidade de apps que o iOS tem.

Ainda assim, será esta estratégia da Apple – a de mostrar o poder das suas aplicações – a adequada para se mostrar superior aos Android e chegar ao público?