Um peixe está a jogar Pokémon e 20 mil pessoas estão a ver


Em Fevereiro, o Twitch Plays Pokémon colocou a Internet a jogar Pokémon. Uma experiência anárquica, na qual milhares de pessoas, em simultâneo, controlavam o mesmo jogo através de indicações na caixa de comentários.

Agora há o Fish Plays Pokémon, e já é um sucesso: 20 mil pessoas a assistir, um total de mais de 1,6 milhões de views. O Fish Plays Pokémon é, tal como o próprio nome indica um peixe (chamado Grayson Hopper), dentro de um aquário, que está a jogar o Pokémon original.

O criador do jogo instalou uma câmara junto ao aquário e um conjunto de sensores. Através da divisão da imagem em nove sectores e do reconhecimento do posicionamento no pequeno animal, é possível o Grayson Hopper carregar em diferentes botões do Game Boy. No fundo, o movimento do peixe faz o jogo mover.

Pode parecer que Grayson Hopper está parado em determinadas alturas, mas o peixe já conseguiu escolher o seu primeiro Pokémon – um Charmander – e derrotar o primeiro adversário do jogo, Gary.

O jogo está online no Twitch há mais de 150 horas e não se sabe quantos dias serão precisos para que termine. Em teoria, é preciso que o peixe vença o jogo. Conseguirá fazê-lo?